Muito se fala de Cartagena e San Andres, no caribe colombiano, porém, há diversos outros destinos a serem explorados na região. As cidades-patrimônio, como Santa Cruz de Mompox, vêm despertando a atenção dos turistas que buscam belas paisagens, mas também rica história.
Mompox, no estado de Bolívar, está localizada ao pé do rio Magdalena. Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, é um lugar que aparenta ter parado no tempo, preservando e protegendo os valores e a história de uma cidade que convida a ficar e a viver todo seu encanto.
Esta cidade faz parte de uma ilha que durante a Conquista foi refúgio para o ouro e a prata que os espanhóis levavam ao seu reino. Mompox, foi fundada em 1540 e está aproximadamente a seis horas de Cartagena.
Andar pelas ruas e apreciar a arquitetura colonial das suas construções, conhecer a arte da filigrana em ouro e explorar lagoas próximas são algumas das atividades para os visitantes do destino.
Neste lugar, o realismo mágico está em todo lugar. Gabriel García Márquez, em sua novela ‘O general no seu labirinto’, refere-se ao passado glorioso de Santa Cruz de Mompox, que é percebido ao andar por suas ruas e parar nas esquinas para ouvir as histórias contadas pelas pessoas. Também é inesquecível o passeio em barco pela lagoa de Pijiño, que permite ver as aves e a flora da região.
Um dos lugares mais interessante de Santa Cruz de Mompox é o seu cemitério, conhecido pelo túmulos brancos. A cidade também é conhecida por seu artesanato em filigrana, um tecido especial para fazer joias, onde turistas têm a oportunidade de fazer workshops e aprender a técnica de confecção.
E para conhecer a tradição religiosa da cidade, vale acompanhar as comemorações de Semana Santa, que em Mompox acontecem desde 1564, e não perderam brilho depois de tantos anos. De fato, é comovedora a dedicação com que os momposinos enfeitam as imagens carregadas nas procissões que enchem as ruas da cidade para lembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
Onde ficar
O que comer
O menu em Mompox inclui sargos, bagres e ‘bocachicos’, preparados com molho, fritos e em sopa; carnes de porco, de boi e de pato, alem das tradicionais ‘butifarra’ e arepa de ovo. O tradicional ‘queijo de capa’ e o doce de limão, que segue uma receita que já passou por várias gerações, enriquecem a variedade de pratos que os visitantes encontram em Mompox.
Texto por: Eliria Buso com informações colombia.travel
Foto destaque por Istock/ DC_Colombia