Entre as diversas atrações naturais do Havaí, uma delas chama a atenção ainda quando vista de cima, da janela do avião. A cratera vulcânica de Molokini, localizada a poucos minutos da costa de Maui, é um dos melhores lugares do mundo para a prática de snorkeling e atrai visitantes por sua pitoresca paisagem.
O atol, parcialmente submerso, possui apenas outras duas formações semelhantes no mundo e, com seu formato de lua crescente, é considerado um santuário da natureza. Até por isso, apenas as agências locais estão autorizadas a comercializarem seus passeios e os barcos só podem ancorar fora da costa.
Com pouco mais de sete hectares, o lugar conta com abundante vida selvagem e, graças à suas águas cristalinas, tornou-se famoso para mergulhos. Esse pequeno paraíso é lar de mais de 250 espécies marinhas, incluindo peixes como cirurgião-amarelo, peixe-papagaio, o moorish idol e milhares de corais, sem contar pelo menos duas espécies de aves.
Além disso, no passeio de barco que leva os turistas até a ilhota – especialmente entre dezembro e maio -, com sorte, é possível observar algumas baleias-cachalote.
Por ser uma ilha desabitada, Molokini rende um belo passeio de um dia que pode ser estendido até as ilhas de Lanai e Molokai. Os passeios mais procurados da região são feitos com a Pacific Whale Foundation, uma ONG que cuida das baleias jubarte.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ stacyk40