Um roteiro completo, novo e surpreendente pode ser realizado em Carolina (MA), considerada a capital da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão. Rodando pouco mais de 25 km a partir do centro da cidade, fica localizado o Mirante da Chapada das Mesas. O parque explora o turismo contemplativo e abriga uma enorme serra com quase 14 mil metros lineares de extensão, e altitudes que variam de 309 a 420 metros de altura. Lá o turista se depara com as mais belas paisagens do sul do Maranhão vendo os horizontes mais verdes do Brasil.
Turistas e visitantes podem realizar passeio nas trilhas dos pilares e desvendar o segredo das pedras gigantes, além de vários cenários naturais. O local impressiona com a vista panorâmica dos paredões de arenito vermelho-alaranjado. As novas trilhas levam ao alto da serra de onde pode ser vista a exuberante vegetação do Cerrado, além do contato direto com pés de bacuri, araçá e mais de três dezenas de plantas medicinais.
Chapada das Mesas: a trilha dos sonhos
A paisagem oferece também cenários lindíssimos como os pilares da Chapada, a majestosa Serra da Kangalha, a espetacular Torre de Babel e as mesetas da Chapada que na verdade são rochas esculpidas pelo vento e chuva, e lembram enormes mesas de vários tamanhos e formatos.
No percurso para as trilhas dos pilares, é necessária disposição, uma vez que o visitante vai precisar subir 309m de altura. A recompensa é um cenário perfeito para apreciar e fazer belas fotos.
A região apresenta também o Caminho das Pedras construído pelos primeiros habitantes da região, uma mistura de arquitetura e interrogações, afinal, se trata de um filamento de pedras que possivelmente foram utilizadas para rituais indígenas, e que vem sendo objeto de estudo da equipe do Museu de Carolina.
O filamento de pedras que finaliza num penhasco da Serra, já próximo às pedras gigantes, vê-se uma cabeça de tartaruga, e do alto dela, o morro Torre de Babel, o Castelinho,a Serra dos Leões, e as curvas sinuosas do rio Tocantins.
No local também é possível fazer Trekking, realizar passeio com veículos 4×4 e explorar a Trilha dos Pilares, a trilha chamada de “O Segredo das Pedras” e também a gruta com escritas rupestres.
Considerado um dos destinos ecológicos mais intensos das Américas, a Chapada das Mesas oferece trilhas e atrativos voltados ao turismo de aventura e o ecoturismo. São mais de 50 cachoeiras, rios, quedas d água, corredeiras e majestosos rios, como o Farinha e o Tocantins, sendo este o que corta a cidade de Carolina.
Mais informações com Beto – 99 9135 1407 ou 99 3531 2377
Reservas betorefrilar15@gmail.com ou facebook.com/mirantedachapadadasmesas/
Onde ficar
Onde Comer
Como chegar
Partindo de São Paulo você pode pegar os aviões da Tam ou Azul para Imperatriz ou descer em Araguaina pela Passaredo. De lá contrate uma empresa de receptivo ou alugue um carro para chegar em Carolina
Quem leva
Contrate sem medo os serviços da empresa de receptivo ZecaTur. Zeca é o proprietário, um pernambucano de Caruaru que adotou Carolina como sua terra natal. Pessoa genial e bastante conhecedora da região. Faz turismo compartilhado e na maioria das vezes oferece o melhor custo benefício em relação aos passeios locais.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial da Chapada das Mesas. O jornalista viajou a convite da Sectur e das prefeituras de Carolina e Riachão.
Fotos por: Luis Alberto Pereira (Beto Pereira)