Ícone do site Qual Viagem

Milão tem design, arte e cultura na Itália

Foto por Istock/ Aleksandr Sokolov

Milão, importante cidade localizada no norte da Itália, é o destino da arte, da moda, da cultura e da história. Conhecida mundialmente como um dos mais badalados centros de design e da moda, a cidade é indispensável em qualquer roteiro turístico na região.

Capital da região da Lombardia, também é famosa também pela gastronomia, feiras de negócios e pelo futebol, afinal, o Milan e a Internazionale são dois dos principais times do planeta. Milão também é o lugar certo para quem se interessa pela história da civilização ocidental.

Apesar de ser uma cidade grande, a maior parte das atrações turísticas e históricas estão concentrada em uma única região. Com um pouco de disposição dá até para percorrer tudo à pé.

Foto via Flickr Aires Almeida

Localizada na Praça Duomo, a Catedral de Milão é um bom local para iniciar seu passeio, pois há outros pontos turísticos próximos. Tente chegar por volta das 9 da manhã quando a praça está menos cheia. A Catedral é belíssima com sua arquitetura medieval, e uma dica imperdível, caso o clima ajude, é visitar seus telhados, pois a vista é incrível. Se tiver oportunidade, passe em frente à noite também, pois a Catedral iluminada fica maravilhosa.

Depois de visitar a Catedral, entre na Galeria Vittorio Emanuele. Ela foi concebida no final do século 19 para a burguesia milanesa passear após assistir às peças e óperas do Teatro Scala, e continua sendo um local sofisticado e importante para a moda em Milão. Abriga várias lojas de grifes de luxo, como a primeira Prada aberta na Itália. Lá você também pode fazer uma pausa no Café Gucci ou saborear o verdadeiro risoto à milanesa num dos tradicionais restaurantes. Um fato curioso desse local é que todos os dias você verá turistas pisando em cima da imagem de um touro, pois dizem que atrai boa sorte.

Foto via Flickr Pablo Fernández

Do outro lado da Galeria fica o Teatro Scala. Ali, em 1870, o compositor Carlos Gomes estreou a ópera brasileira “O Guarani”. O ponto forte do teatro é seu interior, com uma decoração estonteante e seu imponente lustre de Murano. No entanto, programe-se para conseguir as entradas, pois os ingressos devem ser procurados com no mínimo 30 dias antes da visita.

Muita gente não sabe, mas a Santa Ceia é uma parede pintada e não um quadro. É aberta à visitação, mas é necessário reservar com bastante antecedência. Em Milão, outra atração imperdível é a Pinacoteca de Brera, o maior museu da cidade.

Foto via Flickr Cesar I. Martins

O Castelo Sforzesco é outro ponto turístico muito procurado na cidade de Milão. É um local belíssimo que vale a pena ser visitado, mas o que você irá fazer lá depende de quanto tempo você dispõe para esse passeio. Se tiver pouco tempo, pode tirar fotos do lado de fora, da linda fonte da entrada, e conhecer o Parque Sempione, localizado atrás da construção. Se dispuser de mais tempo, pode se perder entre seus vários museus e bibliotecas.

Onde comprar

Fazer compras em Milão é uma experiência única. No perímetro composto pelas ruas Corso di Porta Venezia, Via Manzoni, Via Montenapoleone e Via della Spiga, você encontrará a maior concentração de lojas de grifes renomadas do mundo. Vale a pena não só para fazer compras, mas para apreciar a beleza das construções do local.

Onde ficar

Domus Camillus – domuscamillus.com

Manin – hotelmanin.it

Sheraton Diana Majestic – sheratondianamajestic.com

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Istock/  Aleksandr Sokolov

Comentários

Sair da versão mobile