Miami é uma cidade cercada por águas azuis cristalinas, praias imaculadas, vegetação tropical exuberante e uma incrível variedade de vida selvagem por terra e mar e suas impressionantes maravilhas naturais. Lar dos parques nacionais de Everglades e Biscayne, além de outras atrações ecológicas, a Grande Miami e Miami Beach são naturalmente verdes. Agora, os restaurantes, hotéis e locais de entretenimento estão se modernizando para tornar o destino mais sustentável.
O Greater Miami Convention & Visitors Bureau listou uma série de projetos que estão acontecendo cujo objetivo é tornar o destino o mais sustentável e verde possível.
Nos últimos anos, a cidade lançou um programa ambiental proativo e ambicioso para limpar ruas e cursos de água, além de melhorar a qualidade do ar e da água. As iniciativas incluem os projetos Adopt-A-Beach e Adopt-A-Road, sendo o primeiro projeto plantar árvores em toda a cidade de Miami e o segundo a introdução de uma resolução de “Frota Verde”, exigindo o maior número possível de veículos da cidade para operar com tecnologia híbrida ou combustíveis alternativos. A Comissão Verde reúne uma seção transversal de especialistas locais e representantes da comunidade para ajudar a moldar a política ambiental da cidade em áreas de ação climática, edifícios verdes, silvicultura urbana e transporte público.
Miami formou várias parcerias público-privadas para promover iniciativas de sustentabilidade, incluindo o World Wildlife Fund, a EcoMedia e o United States Green Building Council. Para solidificar o compromisso da cidade com o meio ambiente, Miami também formou seu primeiro departamento ambiental conhecido como The Miami Office of Sustainable Initiatives, que opera o Miami Green Lab, uma instalação LEED Gold que serve como um centro de recursos públicos para construção verde, conservação de energia e agricultura urbana.
Em 2004 foi lançado o Programa Green Lodging, do Departamento de Proteção Ambiental da Flórida, o qual reconhece hotéis, resorts, motéis e pousadas que voluntariamente implementaram políticas ambientalmente corretas para proteger o frágil ambiente da Flórida. Eles se dedicam a reduzir o uso de água, conservar energia, melhorar a qualidade do ar e diminuir o desperdício sólido. As propriedades participantes vão desde o luxuoso Four Seasons Hotel Miami e o InterContinental Miami no centro da cidade até resorts como o The Palms Hotel & Spa. Este resort à beira-mar também recebeu recentemente a cobiçada certificação Green Globe, que aumenta ainda mais sua já impressionante lista de credenciais de sustentabilidade.
O aeroporto internacional de Miami finalizou, em 2020, o projeto de sustentabilidade, o qual consistiu em melhorias na iluminação e implantação de aquecimento com eficiência energética, ventilação e atualizações do sistema de ar-condicionado (HVAC). Além disso, um novo sistema de manuseio de bagagem no aeroporto levou à certificação LEED Gold. As crianças de passagem também podem desfrutar do Fly Green Activity Book, que visa educar os jovens sobre a importância da conservação e práticas sustentáveis.
O Miami Beach Convention Center (MBCC) lançou em fevereiro deste ano o Projeto Sustentabilidade, uma horta de ervas e vegetais que tem como objetivo impulsionar práticas mais sustentáveis na cozinha do local. A equipe Back-of-House do fornecedor exclusivo de alimentos e bebidas da MBCC, Sodexo Live! trabalharam juntos para construir este jardim em fevereiro de 2023, levando cerca de dez dias para limpar o local, nivelar e construir o jardim de madeira compensada.
Por fim, muitas outras atrações e locais vêm, há alguns, conscientizando todos os moradores e visitantes de Miami sobre a importância de proteger a Terra, evitando problemas de poluição, conservando a biodiversidade e outras preocupações ambientais.
Mais informações em: miamibeachconvention.com/sustainability
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / GMCVB