A cidade de Mari, localizada na Zona da Mata Paraibana, desponta como um novo e promissor destino de Turismo Rural e de Base Comunitária com o lançamento oficial do roteiro “Caminhos da Sociobiodiversidade – Uma Jornada de Sabores e Inclusão”, ocorrido nesta quarta-feira (23). A iniciativa conta com a presença de importantes agências de turismo e imprensa especializada, em um FAMTOUR e PRESSTRIP que apresenta ao mercado as experiências locais e a estrutura inclusiva do novo roteiro.
Participaram do evento as agências Travessia Turismo, Porta do Sol Receptivo, Xique Xique Turismo, Rosanetur (Recife/PE), FAMILLEVA, Mais Turismo e Raido Experiências Turísticas, além da imprensa representada por Lamarck Almeida (TV Alpha), a ASSIMPTUR – Assessoria de Imprensa do Turismo (SP), com a presença de nosso representante local, a jornalista Messina Palmeira e Zilda Melo (jornalista da OAB).
O roteiro foi construído com o apoio técnico do SEBRAE-PB – Agência Guarabira, por meio de uma consultoria especializada realizada no último ano, que auxiliou a formatação de um modelo de turismo pautado na inclusão, sustentabilidade e valorização da sociobiodiversidade local. A iniciativa é promovida pela Associação Nossa Senhora de Fátima, com participação de cinco empreendimentos rurais situados nos Assentamentos Tiradentes e Zumbi, com forte protagonismo de agricultores familiares, mulheres e juventudes do campo.
Mari se destaca como o maior produtor de mandioca da Paraíba e o segundo maior do Nordeste, atrás apenas de Arapiraca (AL), e agora se projeta também como referência nacional em turismo acessível: é o primeiro município paraibano com uma Lei Municipal de Acessibilidade no Turismo e um inédito Selo de Acessibilidade Turística, fruto do compromisso com um modelo de turismo que acolhe todas as pessoas, inclusive com deficiência ou mobilidade reduzida.
O roteiro oferece vivências autênticas com base em saberes populares, gastronomia regional, agroecologia, com momentos de experiência para os visitantes na farinhada, e no pilar o colorau. Equipamentos com estruturas acessíveis, convidando os visitantes a mergulharem na riqueza dos sabores, das histórias e da cultura dos povos do campo. A proposta também fortalece a economia local, gerando renda e ampliando oportunidades para as famílias envolvidas.
Mari, portanto, entra de forma inovadora no mapa do Turismo Rural Brasileiro como um destino de impacto social, ecológico e cultural, valorizando o território e promovendo um turismo com propósito, acessível e transformador.
Texto e fotos por: Sidnesio Moura