Localizado a 58 km de Natal, no litoral norte potiguar, existe um local privilegiado por Deus e repleto de águas cristalinas e peixinhos coloridos. Estamos falando de Maracajaú e suas belezas submarinas.
Cercada por dunas, coqueirais e lagoas, Maracajaú é uma pequena vila de pescadores com aproximadamente 2.500 habitantes. Hoje, a principal atividade econômica da cidade é o turismo e o principal produto é o mergulho nesse que é um dos mais belos aquários naturais do Brasil.
A grande atração desta praia é o banco de corais de águas cristalinas e rica em peixes coralinos, local apropriado para a prática do mergulho recreativo (snorkeling). Esse banco de corais fica a 7 km da praia e é chamado pelos locais de parrachos.
Além do mergulho, Maracajaú oferece lindas enseadas de areia branca e mar calmo, propícias para uma boa caminhada e para um relaxante banho de mar.
Snorkeling
Mergulhar nos bancos de corais de Maracajaú é contemplar um dos mais belos cenários marinhos. Os arrecifes de corais ou parrachos são ideais para iniciantes praticarem o snorkeling, sem restrição de idade.
O traslado da praia até os bancos de corais é feito em confortáveis catamarãs com banheiro e bar a bordo, com opção de rápidas refeições, bebidas e petiscos. Nos passeios são fornecidos snorkel embalados e esterilizados, que garantem o uso individual. Todos os equipamentos, após o uso, passam por um processo minucioso de lavagem e esterilização.
Batismo
O programa de batismo, ou seja, o mergulho acompanhado, proporciona uma maior interação com o fundo do mar e sua biodiversidade.
Uma explicação sobre os equipamentos básicos, manobras e comunicação subaquática é o princípio para que os mergulhadores tenham uma sensação única de respirar embaixo d’agua, onde a temperatura oscila entre 26°C e 28°C. O tempo de mergulho é de aproximadamente 30 minutos. Os equipamentos são colete equilibrador, reguladores, cilindro, consólio, máscara, snorkel e nadadeiras, e estão disponíveis para locação na maioria dos passeios.
Para o mergulho é necessário que o cliente consulte previamente os horários de saída diários (tábua de marés).
Como chegar
De automóvel: Saindo de Natal rumo ao litoral norte, seguir pela BR-101 em direção a Touros. A partir de Genipabu as placas indicarão o caminho para se chegar a Maxaranguape e Maracajaú.
De buggy: Certamente a mais bela e emocionante maneira de se chegar a Maracajaú, conhecendo as praias, lagoas e coqueirais da região, que fazem da viagem um espetáculo imperdível.
Traslados: De van, micro ônibus ou ônibus leito, a comodidade e a segurança proporcionadas pelas empresas que irão pegá-lo em seu hotel em Natal é muito apreciada pela tranquilidade da viagem.
Onde ficar
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Divulgação / Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR