Em Mangue Seco, na Bahia, o passeio começa no bugue, entre dunas e segue até a faixa de areia fofa, com mais de 30 quilômetros de extensão. As barracas ainda são bastante rústicas, sem muito charme ou esmero e também com propostas de musiquinhas bem suaves- o que garante o clima de quase total sossego.
No caminho para a praia Costa Azul há destroços de um navio. O acesso pode ser feito numa caminhada de média dificuldade a partir da vila, ou de bugue. Essa praia, que fica quase na divisa com o estado de Sergipe, ganhou fama nacional depois de ter sua infinita beleza ser divulgada pela novela Tieta, inspirada numa das mais importantes obras de Jorge Amado.
Aproveitando a sua visita, dê uma esticadinha em seu passeio visitando a praia do Saco- SE. Fica na barra do rio Real que banha Mangue Seco. Já no estado de Sergipe, possui águas bem verdinhas e um completo de mangues e dunas imperdíveis.
Na maré baixa é ideal para passear com as crianças. Fica bem na pontinha sul do estado de Sergipe. Essa praia também é bastante comentada em várias obras de Jorge Amado.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ Hadeline