Com um passado importante graças ao pioneirismo industrial, Manchester, hoje, se apresenta como um destino vivo, moderno e cheio de personalidade. Localizada no noroeste da Inglaterra, a cidade vibra nas artes, na música e no futebol, oferecendo atrativos culturais diversos.
No século 19, o destino ficou conhecido por suas máquinas de fiar e ferrovias. E foi também nesta época que se ergueram os principais destaques da arquitetura local, como a Catedral Neogótica, a Royal Exchange – antiga casa de cambio que hoje funciona como teatro e restaurante, e também o prédio do Radisson Edwardian Hotel, que antes era o Free Trade Hall.
Para um mergulho completo na paisagem urbana, vale incluir no roteiro o Castlefield – uma área de conservação que abriga uma fortaleza romana de mais de 2 mil anos – e a biblioteca John Rylands, aberta em 1900, que fica na Universidade de Manchester.
E quando o assunto é história e arte, o que não faltam por lá são museus e galerias. O Imperial War Museum North, por exemplo, que explora o impacto dos conflitos mundiais frente à sociedade. Apesar de contar com filiais espalhadas pelo mundo, é em Manchester que está o seu primeiro formato.
Já o Museu da Ciência e Indústria possui diversas coleções que falam sobre a Revolução Industrial e inspira seus visitantes com invenções inteligentes e novas tecnologias.
Agora, se você é amante das artes, deve começar seu roteiro na The Lowry, uma emblemática galeria que abriga a maior coleção do mundo de obras de L.S. Lowry, um dos mais admirados artistas britânicos do século XX, e partir para o museu Whitworth Art Gallery, que tem acervo de arte contemporânea, gravuras e tecidos, com destaque para as aquarelas de J.M.W. Turner.
Futebol também é coisa séria em Manchester. E tema de museu. O National Football Museum possui o maior acervo, aberto ao público, do esporte no mundo e conta, em detalhes, sua história, seus principais personagens, e toda a evolução até chegar ao espetáculo dos dias de hoje.
E por falar em espetáculo, o estádio do Manchester United é parada obrigatória na cidade. O Old Trafford é a casa dos diabos vermelhos ingleses, um dos principais clubes mundiais, que já teve importantes nomes como David Beckham, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo vestindo sua camisa. Além de assistir uma partida, você pode fazer um tour pelos bastidores do estádio, e descobrir curiosidades do futebol inglês.
Manchester permite ainda, que o turista vivencie a atmosfera em um dos bairros gays mais famosos da Grã-Bretanha e explore as lojas bacanas do boêmio Northern Quarter.
Como chegar
Graças a uma excelente malha ferroviária, aérea e rodoviária, a cidade tem fácil acesso da maior parte do Reino Unido. Você pode até mesmo voar de Londres em apenas 1 hora. A British Airways faz o trecho entre as duas cidades inglesas.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ SAKhanPhotography