Com templos, florestas, cordilheiras, fortalezas e locais do Patrimônio da Unesco, Madhya Pradesh é o coração da Índia. Conhecida como o “estado das artes”, a região é repleta de obras milenares.
Chanderi é o principal centro da cultura Jain, uma das sete mais importantes religiões do país. Um dos principais pontos turísticos são os baolis, antigos poços utilizados para reservar água em tempos de seca. A cidade também é local de criação dos famosos ‘sari’, vestimentas tradicionais que são símbolo de beleza e status.
Ujjain, uma das sete cidades sagradas do hinduísmo, é rodeada de riquezas arquitetônicas, em especial, os mais de 80 templos. Cada um representa uma era diferente e tem um significado religioso. A região foi um dos centros políticos e comerciais mais importantes da Índia central e a capital do antigo reino Avanti.
Historicamente, Gwalior é o berço das dinastias que governaram o país. Apelidada de “a pérola entre os fortes da Índia”, a cidade é rodeada por fortalezas de pedras, como o Templo do Sol, o Gopachal e o Palácio de Man Singh.
Situada a mais de 1.000 metros de altitude, Amarkantak é um importante centro de peregrinação hindu, conhecido como “o rei das peregrinações”. A região também possui um importante patrimônio natural, que inclui três rios – o sagrado Narmada, Sone e Johila – e as florestas que possuem uma variedade de plantas medicinais.
Divida por lagos, a capital de Madhya Pradesh, Bhopal integra duas cidades dentro de uma. Ao norte, está a parte antiga da região, uma fascinante área com mesquitas, havelis exóticos e bazares lotados. Ao sul, está a faceta moderna do local, com complexos comerciais de luxos, hotéis e restaurantes famosos.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por f9photos