Já pensou em percorrer alguns dos mais incríveis cenários da África a bordo de um trem luxuoso? Isso é possível desde 1989, graças à Rovos Rail, empresa sul-africana que busca oferecer uma experiência única a seus passageiros. Os trens da companhia possuem todas as comodidades modernas, porém possuem um design clássico que remete aos antigos exploradores do começo do século passado, com painéis de madeira e detalhes cuidadosamente selecionados.
Com o trem considerado o mais luxuoso do mundo, a Rovos Rail oferece uma série de roteiros que duram de dois a quinze dias. A maioria percorre apenas a África do Sul, enquanto outros ligam o país a outros destinos do continente. Os trens têm capacidade para 72 passageiros e possuem 36 suítes em três categorias diferentes, que variam de tamanho entre 16 m² (Royal), 10 m² (Deluxe) e 07 m² (Pullman). Todas são equipadas com frigobar, cofre, ar-condicionado e banheiro privado, e têm a opção de uma cama de casal ou duas de solteiro.
O último vagão é de observação, com poltronas confortáveis e janelas amplas. Há também um suntuoso vagão restaurante em estilo vitoriano, onde são servidos o café da manhã, o almoço e o jantar, além de um vagão lounge para descanso. A oferta gastronômica é de primeira qualidade e é acompanhada por uma seleção dos melhores vinhos sul-africanos. Não há TV, rádio ou internet a bordo, para resgatar todo o charme das antigas viagens de trem.
A Rovos Rail promove sete roteiros diferentes:
– Cape Town Journey: de Pretória a Cape Town, o trem percorre 1.600 km em dois dias, atravessando montanhas e regiões vinícolas. Há paradas em Matjiesfontein, um histórico e bem preservado vilarejo vitoriano, e em Kimberley, cidade que tem um histórico de exploração de diamantes. Há saídas regulares ao longo do ano.
– Victoria Falls: de Pretória às Cataratas Vitória, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, em 55 horas, passando por um parque nacional e uma reserva de safári. Saídas regulares ao longo do ano.
– Durban Safari: de Pretória a Durban em três dias, com saídas nos meses de verão. Há paradas para dois safáris diferentes.
– Golf Safari: em nove dias, viagem circular com saída e chegada em Pretória, além de paradas em campos de golfe e em reservas para safáris, incluindo uma no Parque Nacional Kruger. Saídas em abril, agosto e dezembro.
– African Collage: em dez dias, o trem cruza boa parte da África do Sul, ao longo de alguns dos melhores cenários do país, sempre entre maio e junho. A rota anual vai de Pretória a Cape Town, com vários passeios em lugares como o Parque Kruger (com safári), a Reserva Mkhaya em Suazilândia (com safári), Durban, Port Elizabeth, Oudtshoorn e Knysna.
– Namibia Safari: ao longo de nove dias e 3.400 km, esse roteiro liga Pretória a Walvis Bay, na Namíbia. Há tours em Kimberley e em algumas das paisagens mais incríveis da Namíbia, como o Fish River Canyon, o deserto de Sossusvlei e o Parque Nacional Etosha, além da capital Windhoek.
– Dar es Salaam: uma viagem épica de 15 dias que passa por cinco países – África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Zâmbia e Tanzânia – e vai do Oceano Atlântico (Cape Town) ao Oceano Índico (Dar es Salaam, na Tanzânia). Acontece anualmente em julho. O trem passa por Matjiesfontein, Kimberley, Pretória, Parque Nacional Madikwe, Cataratas Vitória e muito mais.
Mais informações em: rovos.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: © Copyright 2007-2016 Rovos Rail Tours (Pty) Ltd.