A elegância e a suntuosidade da época dos antigos reis e imperadores austríacos chegam ao ápice nos palácios de Viena. Toda a cidade tem um certo clima de sofisticação, com construções belíssimas, já que foi o centro de um dos impérios mais poderosos de seu tempo. Mas os palácios são atrações à parte, visuais de tirar o fôlego de qualquer turista. Totalmente dentro do perímetro urbano de Viena, há três palácios que merecem sua visita.
Um deles é o Palácio de Schönbrunn, um incrível exemplar de arquitetura barroca. Junto com seus enormes jardins, que possuem uma área de cerca de 1,5 km², é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Do século XVIII ao começo do século XX, Schönbrunn foi residência de verão dos imperadores da dinastia Habsburgo, inclusive da famosa imperatriz Sissi. Por dentro, o palácio também é esplendoroso, com uma decoração luxuosa e rica em detalhes e até salas temáticas. São mais de 1.100 cômodos, 40 deles abertos à visitação. Os jardins possuem várias atrações, como a Gloriette e o primeiro zoológico do mundo, que data de 1752.
Bem no centro de Viena, o Hofburg, ou Palácio Imperial, era a sede do governo Habsburgo. Sua construção teve início no século XIII, mas, a cada novo imperador, mais alas e aposentos eram adicionados ao palácio. Hoje, é possível visitar os cômodos da família imperial, todos no mais luxuoso estilo barroco. No Hofburg também fica um museu dedicado à Sissi, peças incríveis do Tesouro dos Habsburgos, como joias e coroas, a Biblioteca Nacional, o Museu de História da Arte de Viena e muitas outras atrações.
O Palácio Belvedere não fica atrás no quesito luxo, tanto que é considerado uma das construções barrocas mais bonitas do mundo. Na verdade, são duas edificações, separadas por um longo jardim: o Belvedere Superior (telhado verde) e o Inferior (telhado avermelhado). No primeiro, está a Galeria Austríaca, com uma grande coleção de obras de artistas austríacos, como Klimt (lá está exposta sua peça mais famosa, “O Beijo”). Já no Belvedere Inferior estão o Museu do Barroco e o Museu de Arte Medieval.
Mais informações em: wien.info
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / azoth22