Ícone do site Qual Viagem

Luis Carlos, a Cidade Cinematográfica – Guararema SP

Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)

Na praça principal de Luis Antonio ( Foto por Gustavo Rogado)

 

Sobre a História 

Inaugurada em novembro de 1914 e tombada pelo município, seu nome deriva do Dr. Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do 2º Distrito Ferroviário da Central do Brasil e que, na época, autorizou sua construção, pois os imigrantes que povoavam a região necessitavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros era o engenheiro civil e poeta que batizou a estação, de acordo com a prefeitura da cidade. Carioca, exerceu a função de chefe da Estrada de Ferro do Central do Brasil. Em paralelo à esta função, publicou quatro livros e chegou a ocupar a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras.Vários filmes do cineasta e ator Mazzaropi foram filmados na vila.

Hoje, restaurada, tem de volta suas características arquitetônicas e principalmente sua história, e representa a formação do bairro. A estação é o destino do Passeio Turístico Estação Guararema – Estação Luís Carlos realizado com a locomotiva Maria-Fumaça 353.

 

Chegando a locomotiva Maria-Fumaça 353 ( Foto por Lívia Soares)

Distrito de Luis Carlos Atualmente

O distrito de Luis Carlos passou por um processo de revitalização que durou um ano e nove meses. Reinauguração do distrito de Luis Carlos e a volta dos passeios de trem da Maria Fumaça. A vila ,que abriga a estação ferroviária de mesmo nome, estava abandonada e com as construções histórias depredadas.

Segundo a Prefeitura, 22 construções tiveram sua fachada e o interior recuperado. As construções restauradas abrigam empreendimentos comerciais agora.

A Igreja de São Lourenço faz parte da história do povoado. Seu telhado foi restaurado e, as paredes externas foram pintadas nas cores do padrão azul antigo.

De São Paulo fica à aproximadamente 79 km de distância, e por ter sido revitalizada para o Turismo conta com muitas programações e opções de gastronomia e comércios voltados para quem curte alimentação saudável, souverniers e até mesmo espaços para quem cuida da espiritualidade.

 

placa com todas as indicações ( Foto por Lívia Soares)

A igreja

Ao fundo a Igreja azul e branca ( Foto por Lívia Soares)

 

Frente da igreja e tipico lustre ( Foto por Lívia Soares)

Eu em frente a igreja ( Foto por Gustavo Rogado)

Eu sentada no banco ao lado da igreja (Foto por Gustavo Rogado)

 

A Estação

Com a locomotiva Maria Fumaça 353 ( Foto por Lívia Soares)

Na região da estação – tipico pipoqueiro antigo ( Foto por Lívia Soares)

Eu proxima ao tipico pipoqueiro antigo.Em frente a mim as linhas do trem. ( Foto por Gustavo Rogado)

 

na região da estação ( Foto por Lívia Soares)

 

As lojinhas

A frente de uma das lojinhas (Foto por Lívia Soares)

Eu na frente de uma das lojinhas ( Foto por Gustavo Rogado)

As passagens internas dos estabelecimentos (Foto por Lívia Soares)

Dica de onde comer

Seja para um almoço ou happy hour, o restaurante que fomos.

Pão com carne louca que comi (Foto por Lívia Soares)

Cardápios do restaurante em que fomos (Foto por Lívia Soares)

 

 

Endereço

Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, 1501 – saída para Mogi das Cruzes

Minha Analise / O que senti

Ao chegarmos fomos no intuito de almoçar.Após, seguimos para as lojinhas que ficam na rua principal, por sinal há poucas ruas rs

O vilarejo é um ótimo passeio para casais ou em família. Sorveterias, bares e restaurantes estão um ao lado do outro. É só parar o carro e aproveitar o passeio!

Para a nossa surpresa o lugar é encantador!!! O local uma é uma super dica para se visitar! Vale a pena conhecer, um bate e volta é suficiente para desfrutar desta opção graciosa de turismo!

 

Comentários

Sair da versão mobile