Localizada no sul da Suíça, Lugano tem um toque mediterrâneo. A cidade fica às margens do Lago Lugano e faz fronteira com a Itália. Essa proximidade fez com que o local recebesse muitas influências italianas ao longo dos anos. Por lá, por exemplo, se fala italiano. Graças ao clima – mais ameno do que no resto do país, com verões quentes e ensolarados – e às belezas naturais, Lugano tornou-se um popular destino de férias entre suíços e italianos.
Lugano faz parte do Ticino, região ao sul dos Alpes que é considerada a parte italiana da Suíça. A cidade estende-se pela baía e nas encostas das montanhas, o que cria um cenário cheio de beleza. O que impera no estilo arquitetônico das construções não é aquele clássico suíço, mas sim um estilo semelhante ao da Lombardia, região do norte da Itália.
O centro histórico da cidade é fechado para os automóveis. Passeie pelas praças, arcadas e pequenas ruas que farão com que você se sinta às margens do Mar Mediterrâneo. Perto da Piazza della Riforma estão lojas das melhores grifes europeias, bares e agradáveis cafés com mesinhas nas calçadas.
Ao longo de um trecho da baía do Lago Lugano, há os Jardins do Belvedere, com flores, plantas subtropicais e um calçadão. Mas a principal área verde é o Parco Civico, também na beira do lago. Além dos belos jardins floridos, o parque abriga museus, biblioteca e uma escola. Ao lado, fica um grande cassino e, a algumas quadras dali, o Museo Cantonale d’Arte, com obras de Renoir, Degas, entre outros artistas.
Para observar todas as lindas paisagens de Lugano do alto, vá ao Monte San Salvatore ou ao Monte Brè, ambos acessíveis por funiculares. A partir de Lugano, é possível visitar outras cidades próximas, como Locarno ou Bellinzona. Outra opção é também fazer um roteiro pelo norte da Itália: Lugano fica a 40 km de Como e a 70 km de Milão.
Como chegar
A Swiss oferece voos diretos entre São Paulo e Zurique. Para chegar a Lugano, pegue um trem – esse trajeto dura um pouco menos de três horas.
Onde ficar
Lugano Dante Center Swiss Quality Hotel
Mais informações em: myswitzerland.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Stas Perov