Imagine uma cidade com ruas enfeitadas, ritmos variados, pessoas super fantasiadas, expressões artísticas fascinantes que carregam anos de tradição, pessoas dançando por horas e muito entusiasmo. A cidade de Lucerna, na Suíça, é assim durante os dias de Carnaval. Nessa época acontece o tradicional desfile Fritschi, tradicional desde o século XV.
As origens do Carnaval de Lucerna são marcadas pela figura de Fritschi, um homem idoso, e a sua família, referências que não podem faltar nos dias de folia. Se o desfile outrora simbolizava temas patrióticos, históricos ou folclóricos, agora tem um toque mais satírico. Esse desfile é a grande atração do Carnaval da cidade, que tem a participação dos Guggemuusige, bandas improvisadas que usam roupas e máscaras imponentes e tocam músicas atuais com instrumentos de percussão em tons muito elevados e por vezes descoordenados.
O primeiro desses grupos foi formado por volta de 1950, tendo como exemplo a cidade de Basileia. No início, era um pequeno grupo – que depois cresceu muito e hoje torna a comemoração animada e inesquecível. As bandas não marcham simplesmente pelas ruas em formação coordenada, mas fazem paragens frequentes representando cenas e misturando-se com a multidão. Há também muitos indivíduos ou pequenos grupos disfarçados que tocam um instrumento musical, ou fazem uma brincadeira para animar as pessoas. E pelo que dá pra sentir, visitar a cidade nesse período é a certeza de viver momentos animados e inesquecíveis. O Carnaval acontece de quinta a terça-feira, de 08 a 13 de fevereiro.
Conheça Lucerna
Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país. Devido ao seu tamanho, à sua localização e ao seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada a capital da Suíça Central. Além disso, é uma cidade turística, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos.
Lucerna é ladeada por lagos e montanhas e conta com uma grande pluralidade cultural. A arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, história e tradições, a cidade é a porta de entrada para a região do Lago Lucerna e parada obrigatória por ao menos três dias. Esse é o tempo mínimo sugerido para quem quer conhecer a cidade e as regiões ao redor.
Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna fervilha e é palco para os inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação