Ljubljana, em português Liubliana, é a capital da Eslovênia. Embora seja uma cidade pequena é repleta de atrações turísticas e elementos que a deixam muito agradável. Os destaques ficam por conta de seu castelo, seu pequeno rio e seu centro antigo. Dois terremotos e a II Guerra Mundial deixaram em sua arquitetura uma grande mescla de estilos. O toque pessoal foi dado pelo arquiteto Jože Plečnik, uma figura nacional. Recomendamos no mínimo dois dias para conferir as principais atrações.
Não se pode imaginar uma foto de Liubliana sem o seu castelo. Sobre um pequeno morro bem no coração da cidade, o Castelo de Liubliana construído em 1144, foi reconstruído quase por completo no século XV. Hoje em dia é sede de eventos, congressos e algumas pequenas convenções. Pode ser visitado livremente e, de fato, é um local de encontro habitual para relaxar e tomar algo em um de seus bares. Algumas das exposições, os tours guiados e o funicular que se construiu há alguns anos são pagos.
Indo em direção a Praça Preseren mais famosa e concorrida da cidade é de onde começam os tours , e onde se pode obter algumas das melhores fotos da bela capital.
Situada junto ao rio Ljubljanica, é especialmente atrativa por sua famosa Ponte Tripla, obra de Plečnik, e pela fachada barroca da Igreja Franciscana da Anunciação.
A Ponte dos Dragões é um perfeito exemplar de obra Art Nouveau que faz referência ao mito da origem da cidade, segundo o qual Jasão e os Argonautas, personagens da mitologia grega, haviam derrotado naquela terra um enorme dragão, que hoje é símbolo da cidade.
A Catedral de Liubliana, de 1706, sempre foi uma das mais belas da Europa, e merece uma criteriosa vista para contemplar os afrescos barrocos de seu interior e, sobretudo, as portas laterais com a história da Eslovênia talhada em bronze.
O Mercado Central (Trznica) de Liubliana também foi desenhado por Plečnik, na década de 40, sob influências renascentistas. É formado por uma enorme nave fortificada construída em paralelo ao rio Ljubljanica, entre a Ponte dos Dragões e a Ponte Tripla. Mesmo com tantas obras de Plečnik na cidade, esta se tornou um dos seus símbolos, e é um dos maiores complexos urbanos construídos pelo arquiteto. O mercado abre todos os dias, exceto aos domingos, e inclui uma feira ao ar livre e também espaços subterrâneos.
Outro local aprazível de ser visitado é o Parque Tivoli. Ele é o ponto de encontro da sociedade e da política da cidade. Sua calçada central também foi projetado por Plečnik. Neles se podem ver exposições temporárias. Aqui não só encontramos gente caminhando, em bicicletas e disfrutando ao ar livre; também se pode ler em uma biblioteca ao ar livre, nadar na piscina, assistir a eventos, etc.
Bem próximo do Parque Tivoli, separados por menos de 100 metros, encontramos três dos museus mais importantes da capital. Na Galeria Nacional podemos encontrar peças de arte que foram resgatadas e estão preservadas desde a Idade Média. Entre elas a fonte original de Robba. No Museu de Arte Moderna encontramos obras de artistas eslovenos do século XX, e no Museu Nacional muitos objetos representativos da história da Eslovênia, desde a pré-história até nossos dias.
Passear pelo rio Ljubljanica, num barco, ou a pé, é bastante prazeroso. Para tomar algo nos numerosos barzinhos que o rodeiam ou deleite-se com a música de seus artistas de ruas, normalmente situados nas pontes mais importantes.
Metelkova é um curioso e alternativo espaço cultural, que já foi um quartel militar e hoje é considerado como uma das grandes mecas da arte e da cultura underground.
Onde ficar
City Hotel Ljubljana – cityhotel.si
Austria Trend Hotel Ljubljana – austria-trend.at/de/hotels/ljubljana
Onde comer
Valvasor – valvasor.net
Restavracija Strelec – kaval-group.si/STRELEC,,restavracija.htm
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Istock/ kasto80