O Circuito Litoral Norte de São Paulo, em parceria com a SETUR/SP e a Amaszonas Línea Aerea, está trazendo um grupo de dez jornalistas especializados em turismo e economia da Bolívia para conferir os protocolos de saúde e segurança da região entre os dias 23 e 27 de novembro. Os formadores de opinião percorrerão atrativos das cinco cidades que compõem o consórcio – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Os profissionais da imprensa boliviana irão avaliar os fornecedores regionais, os protocolos de segurança adotados em todas as atividades e farão mídia integrada espontânea para despertar ao mercado boliviano as belezas, a natureza e as riquezas históricas do Litoral Norte de São Paulo. A ação prevê um retorno midiático da ordem de R$ 12 milhões de reais em mídia espontânea, ativando um mercado promissor de turismo regional na América do Sul.
A Amaszonas opera, atualmente, quatro frequências de voos para o Brasil, todas partindo e chegando pelo Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos. Isso garante um fluxo mensal de mais de 2.300 passageiros que desembarcam em São Paulo.
A empresa pretende inclusive aumentar as frequências regulares e iniciar, em um futuro breve, o mercado de voos charters, impactando as cidades integrantes do consórcio turístico como principal destino de interesse para esse público potencial.
Além disso, as operações de voos internacionais, de caráter regional, deverão continuar impactando o mercado pelo menos nos próximos dois anos, segundo informações da IATA.
A região do Litoral Norte tem estratégica localização, a menos de uma hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e oferece atrativos tropicais, históricos e culturais, que são o principal foco de venda para mercado emissor.
A Bolívia não possui litoral e é um país que tem um grande mercado emissor para o chamado turismo sol e praia. Além disso, os voos da Amaszonas Air partem de Santa Cruz de La Sierra e têm duração média pra Guarulhos de pouco mais de duas horas. A empresa tem naquela cidade seu Hub de atuação, atendendo as principais cidades bolivianas com conexões imediatas. O mercado
Conectividade Regional e mercado promissor
Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, a ação tem como objetivo desenvolver o trade local de forma integrada, lançando novos produtos que permitam experiência regional e garantir a divulgação do Litoral Norte de São Paulo para um mercado que tenha demanda e conexão aérea garantida, o mercado boliviano, que em 2019 mandou cerca de 60 mil turistas a São Paulo. Outro fator importante da ação é permitir a garantia do mercado boliviano em consumir um litoral repleto de atrativos ecológicos, históricos, naturais em pouco mais de 4 horas de deslocamento regional, viabilizando pacotes com tarifas flexíveis e diversidade de fornecedores de hotelaria, gastronomia e entretenimento.
A viagem inicia com experiências de escuna e canoagem em Bertioga, passa por um passeio para As Ilhas na costa de São Sebastião, onde também fazem um tour histórico. Atravessando para Ilhabela, vão vivenciar uma experiência de farol a farol com muita história e cultura pelo mar, visitam atrações de natureza como a Praia Brava e lindo visual do Morro do Camaroeiro, em Caraguatatuba. Continuam com visitas ao Projeto Tamar e Aquário e finalizam com um City Tour completo na cidade histórica de Ubatuba. Tudo isso com muita gastronomia caiçara, passeios náuticos, hospedagens no melhor da hotelaria do Litoral Norte e muita receptividade típica do povo caiçara.
“Estamos muito felizes em realizar a primeira press trip com América Latina em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e a Amaszonas Línea Aerea. Apresentar protocolos de segurança, um trade qualificado e um número tão grande de atrativos turísticos próximos ao maior aeroporto internacional do país a mais um importante polo emissor projeta a região como principal destino de praia e natureza do Brasil. O Circuito Litoral Norte, em parceria com as Secretarias de Turismo Municipais e de Estado, continua profissionalizando a gestão do turismo regional e integrando as cinco cidades em ações que trazem resultados diretos para o trade local e gera uma demanda qualificada durante o ano todo”, afirma.
“Assim como sinalizamos, há meses, que o retorno das atividades turísticas se daria primeiro pelo turismo de proximidade, principalmente de carro e roteiros curtos, no caso das viagens internacionais é natural que o retorno se dê também primeiro com os nossos vizinhos. Além disso, o produto que estamos promovendo, as praias do litoral norte, tem apelo para o mercado boliviano”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.
Vão estar presentes na ação as seguintes mídias: Unitel, Red Uno e Bolivision, Posdata – emissoras de tv, os veículos impressos, El Deber, Los Tiempos e Pagina 7, e mais dois importantes influenciadores.
Participantes
Entre os apoiadores dessa press Trip estarão: Receptivo Intermunicipal Ubatuba Tour, Escuna Pérola Negra, Jaguarevava Ecoturismo, hotéis Berty Ocas, Bella Casa, Porto Kanoas, Riviera de Bertioga, Costa do Sol e Pousada Morimoto, em Bertioga, Hotel Villa’L Mare, em Maresias, Greenway Brasil Receptivo, Gonçalves Turismo, Hotel Porto Grande e Hotel Pousada Garoupas, em São Sebastião, Maremar Turismo, Restaurante Alecrim, em Ilhabela, Zanfredo Ristorante, Skinna Chicken, Pousada Vivendas Sol e Mar e Pousada da Costa, em Caraguatatuba, Ecotur Caraguá, Kioske do Meio, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Restaurante Limoeiro, Ubatuba Palace Hotel e pousadas Jamboo, Manobra e Cavalo Marinho, em Ubatuba.
Vale lembrar que todos os fornecedores de turismo da ação podem ser encontrados no guia geral do website do Circuito Litoral Norte, facilitando a formatação de produtos regionais.
Parcerias importantes
A press trip com os jornalistas bolivianos faz parte de uma série de ações do Circuito Litoral Norte de São Paulo para promover o turismo regional de forma integrada. No ano passado, foi lançando o Observatório de Turismo, que está fornecendo dados para análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento na região, assim como o destino regional foi promovido nas principais feiras do setor, rodadas de negócios, capacitações e treinamento, além da realização da primeira famtour regional com operadores canadenses junto a SETUR/SP.
O consórcio turístico realizou diversas ações de apoio nesse período da pandemia. Em sintonia total com o Governo do Estado, por meio da SETUR, desenvolveu campanhas de vendas antecipadas, incentivou os fornecedores a ativar de maneira agressiva o retorno consciente da reabertura responsável da economia turística das cinco cidades, participou ativamente da Abav Collab, teve importantes agendas de negócios com operadores no FESTURIS, em Gramado, realizou mais de dez webinars de treinamento e capacitação em conjunto ao trade turístico, colaborou com a press trip em Maresias com a VoePass, com jornalistas e influenciadores digitais do interior de São Paulo, lançou a plataforma de comunicação digital da região turística do Litoral Norte com informações completas, atrações turísticas e um guia geral apresentando todos os fornecedores de turismo locais, lançou ações de marketing e promoção digital em redes sociais e buscadores e fecha o ano apoiando essa parceria para ativar de vez o mercado boliviano para o Litoral Norte de São Paulo com segurança.
MAIS INFORMAÇÕES ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS E O SITE DO CIRCUITO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO:
circuitolitoralnorte.tur.br
facebook.com/ circuitolitoralnorte
@circuitolitoralnortesp
Texto por: Agência com edição