Lille, no norte da França, fica mais perto de Bruxelas do que de Paris. Por seus trilhos passam o Eurostar e o TGV (trem de alta velocidade), o que torna Lille uma rota importante de trem entre França, Bélgica e Inglaterra, além de um destino interessante para os turistas que visitam a região.
Comece o passeio pelas principais praças de Lille, a Grand Place e a Place Rihour, com lojas e restaurantes em seu entorno, além de uma pirâmide no meio da praça, semelhante à do Museu do Louvre. É também onde fica o gótico Palácio Rihour. Siga para outra parte histórica da cidade, onde fica a Porte de Paris, portal construído em homenagem à conquista de Lille pelo rei Luís XIV.
Para uma das melhores vistas da cidade, suba ao topo do Beffroi, uma torre de relógio que lembra o Big Ben de Londres. Já na bela Place de la République, fica o Palácio de Belas Artes, que hoje é o museu mais famoso de Lille. Em torno da Citadelle, uma base militar construída em formato de estrela ainda em funcionamento, há um belo e extenso parque. Aproveite para andar de bicicleta e conhecer o Jardim Zoológico que fica por lá.
Vale passear a pé por Vieux-Lille, agradável bairro ao norte do centro, onde estão concentrados restaurantes, cafés e bares. Não deixe de provar algum delicioso doce francês na Méert, a mais antiga pâtisserie da cidade. Para conhecer um pouco mais da história de Lille, visite o bairro de Wazemmes, com influências de imigrantes africanos. Experimente algum prato típico no famoso mercado local, o Marché de Wazemmes.
Como chegar
O modo mais prático de chegar a Lille é de trem. A partir de Paris, embarque em um TGV operado pela SNCF. Pelo Eurostar dá para chegar em Lille a partir de Londres em cerca de duas horas. Em pouco tempo também é feito o trajeto entre Bruxelas e Lille.
Onde ficar
Hotel Carlton – carltonlille.com
Novotel Lille Centre Grand Place – novotel.com/pt/hotel-0918-novotel-lille-centre-grand-place/index.shtml
Ibis Lille Centre Grand Place – accorhotels.com/pt-br/hotel-0902-ibis-lille-centre-grand-place/index.shtml
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: SnippyHolloW via Flickr