Para tornar as viagens cada vez mais simples e rápidas, a LATAM acaba de lançar em seu site (latam.com) e aplicativo LATAM a função para antecipar ou postergar o voo no mesmo dia. A nova função, que estava disponível somente no balcão da companhia nos aeroportos, pode ser utilizada entre 24h e 1h40 antes de voo doméstico ou internacional e é gratuita de acordo com a categoria do cliente no LATAM Pass, programa de fidelidade da companhia – no caso, Black Signature e Black para voos nacionais e internacionais e Platinum e Gold Plus somente para voos nacionais. Para utilizar o serviço, o cliente deve acessar a seção “Minhas Viagens”. O pagamento de taxas, caso seja necessário, deve ser realizado ao fim da solicitação.
Para Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, “essa é mais uma facilidade que reforça o quanto o tempo de nosso passageiro é valioso para a LATAM. Os planos muitas vezes mudam e queremos apenas remanejar os compromissos de forma rápida e eficiente. E é isso que esse serviço oferece, um ajuste ágil que permite ao passageiro chegar ao aeroporto pronto para voar.”
A LATAM vive um processo de Transformação Digital que busca ressignificar a relação da companhia com o cliente e tornar toda a sua jornada de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. A primeira fase da transformação mais visível ao cliente no Brasil foi iniciada em 2021, baseada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas, check-in automático e LATAM Wallet. O processo de Transformação Digital da LATAM também se aplica aos aeroportos brasileiros, reduzindo em até 50% o tempo de atendimento. Confira as iniciativas:
SITE MAIS INTELIGENTE: o cliente pode armazenar todas as suas informações e preferências em seu cadastro para agilizar futuras compras. Os clientes não cadastrados também podem efetuar compras e obter o comprovante de finalização para download.
CHECK-IN AUTOMÁTICO: logo após concluir a compra da sua passagem aérea, o cliente recebe o cartão de embarque virtual, que é atualizado de forma dinâmica e permite ao passageiro saber se houve mudança na rota, data, horário e portão de embarque. A funcionalidade já é utilizada por 80% dos passageiros domésticos no Brasil e permite a redução de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento nos aeroportos.
LATAM WALLET: é a carteira virtual da companhia aérea. Os créditos de pontos e reembolsos do cliente ficam armazenados nesta ferramenta e podem ser utilizados a qualquer momento para aquisição de novos produtos e serviços. Também permite acesso à uma nova experiência no LATAM Pass, o programa de fidelidade da LATAM.
CHAT PARA ALTERAÇÕES DE VOOS: o cliente pode concluir online e diretamente com um agente da LATAM as alterações de voos impactados por condições meteorológicas adversas ou contingência de voos em aeroportos, por exemplo.
WHATSAPP: o cliente tem fácil acesso à ferramenta diretamente pelo celular ou pelo site, com orientação rápida e fácil para tópicos frequentes ou mesmo falar com um dos atendentes.
DESPACHO AUTOMÁTICO DE BAGAGEM: totem de autoatendimento disponível para os clientes dos aeroportos de Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Confins. Atualmente, 70% dos clientes no Brasil já pesam, etiquetam e despacham as suas bagagens para aeronave de forma autônoma nesses equipamentos.
GOOGLE WALLET: os bilhetes da LATAM podem ser armazenados nesta ferramenta e agilizar o acesso ao documento e embarque nos aeroportos.
A LATAM, vale destacar, conseguiu um feito histórico no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023. Segundo os indicadores registrados na plataforma Consumidor.gov.br, a companhia reduziu em 50% o volume de reclamações na comparação com o mesmo período de 2022, o maior avanço entre todos os competidores, e foi a empresa aérea com o menor tempo médio de resposta ao cliente no País, uma média de 3,5 dias. Como base de comparação, o segundo colocado registrou tempo médio de resposta de 5,2 dias. Os avanços também foram percebidos pelos próprios clientes que avaliaram a LATAM na plataforma. Em 2022, a nota média da companhia nos três primeiros meses era de 2,7, enquanto em 2023 subiu para 3,7.
Mais informações: latamairlines.com
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação