Laranjeiras é uma pequenina cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desde 1996. No município, coladinho a Aracaju os visitantes podem conhecer casarios, igrejas seculares, diversas manifestações folclóricas e um rico artesanato.
Entre as atrações turísticas e históricas de Laranjeiras, considerada a cidade mais importante de Sergipe está a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Situada na Praça da Matriz, local onde se originou o atual núcleo urbano da cidade. Construída na segunda metade do século XVIII, foi a primeira igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus no Brasil. Em Sergipe, era sede de aristocrática Irmandade do S.S. Sacramento. O painel do forro da Capela do Santíssimo, representando o Coração de Jesus, é atribuído ao pintor baiano José Teófilo de Jesus.
E em 1731, às margens do rio Cotinguiba, os jesuítas inauguraram sua segunda residência em Laranjeiras; a
Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba, uma construção mais simples do que a primeira. O templo apresenta as características das demais construções jesuíticas no Nordeste. No seu pórtico de pedra calcária, e no cruzeiro estão gravados monogramas que confirmam suas origens e da sua padroeira, a Virgem da Conceição.
Já a Capela do Engenho Jesus, Maria e José, construída em 1769, encontra-se em ruínas. O altar, bem histórico tombado pelo IPHAN, foi retirado e encontra-se hoje na Igreja do Senhor do Bonfim.Localização: Zona rural, localizada em propriedade particular de difícil acesso
Outro destaque é a Gruta da Pedra Furada, formação de pedra calcária que serviu como refúgio para os nativos da região e situa-se no meio da mata. No local, os jesuítas ceelebravam missas, durante o período da invasão holandesa. Tombada pelo Governo do Estado de Sergipe.
E a Gruta da Matriana, local utilizado como refúgio e para orações pelos padres jesuítas, conserva em seu interior pinturas feitas pelo artista plástico Horácio Hora.
Não deixe de visitar também o Mercado Municipal, construído no século XIX, com características góticas. Recebeu mercadorias vindas através do rio Cotinguiba. Até hoje funciona aos sábados para a feira local.
Hoje com 16 cavernas, Laranjeiras é considerada a cidade de terras baixas com o maior número de cavernas do Brasil. Estão disponíveis à visitação, cinco cavernas. Neste projeto, pessoas da comunidade foram preparadas para trabalhar nos roteiros de visitação.
Como chegar
As companhias aéreas Azul, Gol , Avianca e Tam oferecem voos diários para Aracaju. De lá, são menos de 40 minutos até Laranajeiras.
Onde ficar
Laranjeiras tem apenas pequenos meios de hospedagem. A melhor dica é ficar em Aracaju.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Secretária do Estado de Turismo do Sergipe