Dono de um cenário peculiar, San Pedro de Atacama, no Chile, é famoso por seu deserto de sal. É ali que estão as Lagunas Escondidas de Baltinache, um conjunto de lagoas com alta concentração de sódio que se tornou uma das paradas imperdíveis para quem visita a região.
Apesar de não serem naturais, as lagunas mostram o que a interferência do homem na natureza é capaz de fazer. Elas surgiram em meados dos anos 80, após a instalação de poços artificiais para a extração de lítio no solo. Hoje, fazem parte do roteiro turístico mais tradicional do Atacama.
Ao todo, são sete lagoas, mas apenas a primeira e a última são propícias para tomar banho. Por possuir uma grande concentração de sal, é impossível afundar na lagoa. Aproveite para tirar várias fotos.
Para chegar nas lagunas, existe um caminho especial feito de pedras e a área é delimitada, devido a proteção ambiental. Cada uma possui um formato e um tom de azul diferente, o que torna o passeio ainda mais atraente.
Pertinho de Baltinache está outro atrativo famoso: o Valle del Bus. O local ficou famoso nas redes sociais pela similaridade com o cenário do filme “Na Natureza Selvagem”. Hoje, virou um dos principais pontos “instagramavéis” do Atacama.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Eternalizing Seconds