Quem visita a Barra da Tijuca encontra algumas atrações diferentes daquelas clássicas cariocas. Com o boom da rede hoteleira e as Olimpíadas, a região vem atraindo cada vez mais turistas e oferece atrativos naturais, além de ampla cena gastronômica e de eventos.
Entre os destaques locais, a Lagoa do Marapendi é um lugar de rica natureza. Em meio aos inúmeros e crescentes prédios da Barra, a lagoa surge como refúgio para um passeio de balsa.
No cenário, o que não faltam são árvores, pássaros e alguns animais como capivaras e – acreditem – até jacarés. Se não fosse o guia lembrar que aquilo em águas cariocas, em um piscar de olhos pode-se transportar para o pantanal brasileiro.
O roteiro é bastante utilizado por moradores e turistas, pois dá acesso à Praia da Reserva. Mas também vale a pena aproveitar em um passeio ecológico, com duração de cerca de uma hora, acompanhado de um guia/biólogo, que explica sobre o ecossistema local e a importância de sua preservação.
Outra opção interessante são os Sunsets, que são passeios contemplativos pela Lagoa de Marapendi durante o pôr do sol, com uma trilha sonora diferenciada a bordo, tocada por músicos ao vivo em parcerias magistrais entre violino, violão, sax, percussão, e outros instrumentos de primeira linha. A ideia é aproveitar a atmosfera que se cria na fusão da boa música com o cenário deslumbrante proporcionado pela mãe natureza.
A Barrabalsas, responsável pelos passeios e travessias na lagoa, ainda realiza parceria com hotéis da região, como o Ramada Encore Ribalta, para atender os visitantes do Rio de Janeiro.
Para saber mais, acesse: barrabalsas.com
Texto por: Eliria Buso