Localizada na cidade de Linhares, no estado do Espirito Santo, a Lagoa do Juparanã é considerada o principal cartão postal da cidade, é a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica.
Em seus contornos há dezenas de praias límpidas e serenas, área para campismo, um belo pôr-do-sol e ainda é propicia para pratica de esportes náuticos. A lagoa tem águas transparentes e cristalinas e suas principais atividades são a pesca submersa, passeios de barcos e lanchas e o lazer. Está localizada a cerca de 18 km de Linhares.
Ao norte da lagoa, encontra-se a Ilha do Imperador, que possui um marco histórico que celebra a visita do Imperador Dom Pedro II em 1860, e do então presidente Getúlio Vargas, em 1954. A ilha conserva até hoje sua vegetação natural, e de lá se tem uma magnifica vista da extensão da lagoa e das ondas das praias ao seu entorno.
Nas margens da Lagoa Juparanã estão mais de quarenta praias, a maioria dentro de propriedades privadas. Das de acesso público as principais são a Praia das Três Pontas, Praia do Caju, Praia do Minotauro, Praia da Jesuína e Praia do Patrimônio da Lagoa. Dentre estas, a Praia do Minotauro é a única que possui horário restrito, e todas as praias públicas possuem restaurantes/bares, eventos culturais e barcos para passeio.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque por Vilamir Azevedo via Wikipedia