Situado na Califórnia, a cerca de 20 quilômetros do parque Yosemite, o Lago Mono é considerado um dos mais antigos da América do Norte e também um dos mais salgados – cerca de duas vezes mais do que as águas do mar. Com um milhão de anos e uma alta concentração de sal – estima-se que são mais de 280 milhões de toneladas – o lugar foi formado pelas águas de um antigo oceano e possui uma das paisagens mais exóticas do Estado americano.
Seu cenário, muitas vezes comparado ao de Marte, reúne inúmeras formações de tufas formadas pela combinação ente as nascentes e água doce e as águas ultra-alcalinas do lago. As torres de rocha calcária se espalham por toda sua extensão com diversos tamanhos e formatos, chamando a atenção de seus visitantes.
Apesar do cenário inóspito, o lugar abriga cerca de um milhão de aves migratórias, que protagonizam um verdadeiro espetáculo da vida nos entornos do lago.
O Lago Mono fica dentro da Reserva Estadual Mono Lake Tufa, que foi criada para proteger a torres milenares. Na área, de mais de dois mil metros quadrados, é possível fazer caminhadas, trilhas, passeios de bike e acampar para desbravar todo esse roteiro alternativo da Califórnia.
Além disso, há um centro de visitantes que conta a história do local. Assim coo uma loja de souvenirs, lanchonete e banheiros. É dali que saem, também, os tours guiados para conhecer o melhor do lago e seus arredores.
Depois de tirar diversas fotos no cenário único, vale a pena curtir, em alguns dos deques do parque, o sol que se põe por detrás das montanhas!
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ XIN WANG