O Lago Baikal, localizado na Sibéria Oriental, na Rússia, é um destino de muitos títulos. Considerado o maior lago de água doce do mundo, o lugar detém 20% de água doce da superfície da Terra. Além disso, é o mais profundo – com mais de 1600 metros – e mais antigo, com 25 milhões de anos.
A atração também está listada entre as mais bonitas do país e entre os Patrimônios da Humanidade da UNESCO, desde 1996.
Com uma grandiosidade indiscutível, o lago – também chamado de mar pelos locais – tem mais de 31 mil km² de superfície, ou seja, maior que o Estado de Alagoas, em extensão. Cercado por montanhas de um parque nacional, o Baikal conta ainda com mais de mil espécies de flora e 1500 da fauna, sendo conhecido como a Galápagos da Rússia.
Integrante ilustre da famosa rota da Transiberiana, o Lago Baikal é parada obrigatória para quem desembarca da maior ferrovia do mundo (seis mil quilômetros) em Irkutsk. A cidade, inclusive, é uma das principais bases para desvendar as histórias e lendas da curiosa costa ocidental russa.
Próximo ao lago, por exemplo, o que não faltam são histórias místicas. Ainda hoje, é possível visitar a antiga aldeia Listwjanka, habitada há mais de 300 anos, que mostra um pouco de como era a vida dos camponeses russos.
Além da enorme reserva de água, o Baikal tem grande importância de recursos por guardar reservas mineiras e de petróleo, e fontes termais.
Para os turistas que se atraem por sua imensidão de águas – que formam uma enorme superfície congelada no inverno – há um espaço para camping e piquenique nos arredores.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ demerzel21