A 20ª edição do LACTE, o principal evento do setor de eventos e viagens corporativas, aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, consolidando-se como um marco de inovação e networking. Organizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o encontro reuniu 1.650 participantes e mais de 80 empresas patrocinadoras e apoiadoras.
O evento estreou um novo formato, com estandes dispostos de maneira diferente e uma programação diversificada, incluindo minilabs, fishbowls, workshops do Alagev Educa, sessões educacionais, painéis e mentorias. Um dos destaques foi a abertura com a apresentação do grupo Passinho, trazendo a representatividade da cultura periférica brasileira ao palco.
A programação abordou temas estratégicos como diversidade, equidade e inclusão, ESG (Environmental, Social and Governance) e inovação no setor de viagens e eventos corporativos. Uma novidade foi a parceria com o LACTE LATAM, ampliando a interação entre profissionais de toda a América Latina.
A 3ª edição do prêmio “Você Inspira no LACTE” também foi um dos momentos marcantes. A premiação reconheceu cases de destaque em três categorias: inovação, ESG e parceria. A escolha dos vencedores foi realizada ao vivo, com votação direta pelo aplicativo do evento.
Outro grande lançamento foi a assistente de Inteligência Artificial DeIA, desenvolvida para otimizar processos e aprimorar o planejamento de eventos e viagens corporativas. A ferramenta, que fala português, espanhol e inglês, foi apresentada por Andrea Matos, gerente-executiva da Alagev, destacando sua capacidade de fornecer suporte estratégico e simplificar operações no setor.
O evento também foi palco para a apresentação da carta de princípio e conduta do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), desenvolvida em parceria entre diversas entidades do setor. A iniciativa busca reforçar a profissionalização e a ética na indústria de eventos.
Além disso, foi divulgado o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC) em parceria com a FecomercioSP, revelando que, em 2024, os gastos com serviços de turismo corporativo atingiram R$ 131 bilhões, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior. As projeções indicam que o setor deve movimentar R$ 135 bilhões em 2025, apesar dos desafios econômicos.
O sucesso da 20ª edição do LACTE reforça seu papel estratégico para a indústria de eventos e viagens corporativas, promovendo inovação, conhecimento e conexões valiosas para os profissionais do setor.
Chile marca presença no evento
Verónica Pardo (à direita), participou de painel com Thaís Medina, da Business Factory, e Andrés Diaz Silva, Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil
A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, marcou presença no LACTE e participou do painel “América Latina: Uma Fiesta de Incentivos (Onde Todos Ganham!)”.
Em entrevista, Pardo ressaltou o crescimento das conexões aéreas entre Brasil e Chile, apontando a expansão das rotas que agora incluem Brasília, Foz do Iguaçu, Minas Gerais e Pernambuco, além das tradicionais ligações via São Paulo. Ela afirmou que pretende continuar trabalhando na ampliação de voos para outras regiões do país.
A subsecretária também destacou a diversidade do turismo chileno, enfatizando que o destino oferece experiências além do tradicional. “O Chile é um país de quatro estações muito marcadas. O brasileiro tem muito na cabeça a sensação de que é só vinho e neve, mas o Chile também tem muitas outras experiências. A experiência de conhecer fiordes, de conhecer os gelos do Sul, de conhecer o Altiplano do Norte”, afirma.
Outro ponto abordado foi a relevância do turismo de eventos e incentivos, especialmente para o público brasileiro. Pardo destacou que 40% dos viajantes que participam de congressos voltam ao destino em outra ocasião, tornando esse segmento estratégico para o Chile. Além disso, a redução de 19% nos custos para eventos corporativos no país é uma vantagem competitiva para atrair mais encontros internacionais.
Texto e fotos por: Cláudia Costa