Cidade da Prata da República Tcheca, Kutná Hora foi um dos lares da realeza no século XIV e guarda inúmeros tesouros góticos e barrocos. Localizada na Boêmia Central, fica a menos de 100 km de Praga, sendo um passeio imperdível a partir da capital do país. Seu centro histórico e a famosa Igreja de Santa Bárbara são patrimônios tombados pela UNESCO.
Ao caminhar pelas ruas dessa cidade, é fácil se surpreender com sua beleza: ruas calçadas de pedra, praças, jardins, igrejas, monumentos e construções que vão do século XIV ao século XVIII. Essas obras-primas resultaram do momento de prosperidade que Kutná Hora viveu com a exploração de prata em minas nos arredores, o que também colaborou para aumentar a riqueza do Reino Tcheco. Por tudo isso, a cidade é conhecida como o tesouro do país.
Além da gótica Igreja de Santa Bárbara, visite o Museu Tcheco da Prata, a Fonte de Pedra e o Vlašský dvůr, um pátio cercado pela residência real, a casa real da moeda e outros museus. Em junho, Kutná Hora recebe as Festas Reais da Prata, quando volta no tempo até a Idade Média. Chegam à cidade os personagens do rei, da rainha e da corte, e são organizados torneios de cavaleiros, peças de teatro, desfiles, feiras históricas, jogos e mais. Esse ano, as festas acontecem nos dias 24 e 25 de junho.
Fora do centro estão dois dos principais pontos turísticos da cidade, a Catedral da Assunção de Nossa Senhora e o Ossuário em Sedlec. Por fora, há a capela gótica de Todos os Santos cercada por um pequeno cemitério. Mas é no subterrâneo que está a maior atração – o Ossuário guarda crânios e ossos conservados de 40 mil humanos há séculos. A decoração pode ser um tanto controversa, mas atrai turistas de todo o mundo. Para sentir ainda mais calafrios, é possível visitar o local à noite, durante o verão, quando os guias se vestem como monges.
Mais informações em: czechtourism.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / klug-photo