O Camboja é um lugar bastante conhecido por seus inúmeros templos budistas, os mercados populares e também as paradisíacas praias. Considerado com um dos principais destinos do sudeste asiático, o país abriga praias tão belas quanto as da Tailândia e com um extra que praticamente todo turista busca: sossego. A ilha de Koh Rong é o grande exemplo disso.
Localizado a cerca de cerca de 25 quilômetros de Sihanoukville, no Golfo da Tailândia, o lugar pode ser comparado às praias da Tailândia há cerca de 20 anos, quando o turismo de massa ainda não havia chegado por lá.
Selvagem e paradisíaca, Koh Rong tem tudo que uma ilha deserta tem direito; Areia branquinha, águas cristalinas, sombra e tranquilidade. Funcionando com um refúgio para seus visitantes, é perfeita para se desconectar do agito com uma paisagem de tirar o fôlego.
A estrutura da ilha é um pouco precária, não há resorts luxuosos, nem carros, ou motos por lá. Além disso, a eletricidade também é escassa e funciona a base dos geradores dos hotéis. Prepare-se para uma viagem sem luxos, mas com conforto suficiente nas acomodações oferecidas e um contato com a abundante natureza que faz cada minuto ali valer a pena.
Entre as atividades possíveis na ilha estão trekkin, mergulho, caiaque ou stand-up paddle. Mas se tem uma coisa que os visitantes realmente gostam de fazer em Koh Rong é deitar na praia e relaxar!
Estando lá, não deixe de tirar um tempinho para caminhar nas areias brancas de Long Beach e visitar o High Point Rope Park, onde há tirolesa e diversas outras atividades de aventura.
Há ainda uma atração imperdível na ilha, que é a observação dos plânctons luminosos na praia. O fenômeno gera um cenário incrível a noite, quando é possível nadar rodeado das ‘luzes azuis e verdes’. A sensação é de nadar em um céu estrelado!
Se o dia é sossego puro na ilha, a noite tem seu agito especial, quando a maioria dos bares promovem happy hours com cerveja e drinks a preços atrativos. Não deixe de conhecer o ‘Friends of Koh Rong’, que ocorre às sextas-feiras e funciona como uma festa de integração dos viajantes.
Como chegar
Da capital Phnom Penh, é possível pegar um voo até Sihanoukville e, de lá, há o ferry boat que leva até a ilha. O trajeto é cobrado e custa dez dólares, ida e volta.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Natalia Moroz