Ícone do site Qual Viagem

Ko Panyi: pitoresca aldeia flutuante na Tailândia

Historical floating Koh Panyi settlement, also known as Koh Panyee, muslim fishing village built on stilts of Phang Nga Bay, Krabi, Thailand.

Nas águas de Phang Nga está situada uma pitoresca aldeia de pescadores Ko Panyi, que conseguiu conquistar os turistas com suas cores, objetos de vendas e claro, o simples fato de ser uma aldeia flutuante que descansa em pilares de cimento e madeira sobre o mar.

Quem visita o lugar se encanta pela sua construção, povo amigável e simples em um dos cenários mais fotogênicos de lá, Ko Tapu, que serve como plano de fundo para todos que ali vivem e visitam.

Foto por iStock / G-rai_113

Muitos perguntam como essas construções tiveram origem, e a história é bem curiosa. Quem deu início a tudo que vemos no lugar hoje foram duas famílias de muçulmanos no século 18. Devido a lei que limitava a posse de terras exclusivamente aos cidadãos de origem tailandesa, as famílias construíram o lugar – que atualmente habitam cerca de dois mil moradores.

Com o passar dos anos, as construções foram crescendo até que ergueram uma mesquita de cúpulas douradas e um poço de água doce – é tudo muito impressionante, e quase inacreditável o que o homem conseguiu fazer sobre as águas do mar. Atualmente, Ko Panyi vive principalmente da pesca e do turismo.

Mesquita ao fundo. Foto por iStock / yongkiet

Além de se encantar pelas construções e as cores espalhadas por todos os lados, há muitas formas de se divertir e aproveitar o turismo local, começando pela gastronomia. O lugar é ideal para desfrutar de uma comida a base de peixe marisco fresco e contemplar as suas casinhas coloridas e sempre abertas.

Foto por iStock / bennymarty

Para os turistas que não voltam para a casa sem uma lembrancinha, ali também é o lugar certo. Você irá encontrar postais, conchas e colares de dentes de tubarão.

Foto por iStock / GuyBerresfordPhotography

Já quando o assunto é explorar as terras, ou melhor, as águas locais, a melhor opção é conhecer as grutas na companhia de um guia local. De caiaque ou barquinhos, as paisagens formosas honram a beleza local. Segundo os moradores, as grutas escondem a beleza que está no interior, como tesouros, túneis, rochas e lagoas – dependendo da maré, é possível entrar nas grutas de pedras calcárias, também conhecidas como hongs.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / bennymarty

Comentários

Sair da versão mobile