Percorrendo uma ferrovia de mais de 130 anos de idade e considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil, a viagem acontece em meio à maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país. Túneis, pontes, picos e montanhas ligam Curitiba ao litoral do Estado e é neste cenário que circulam o Trem da Serra do Mar Paranaense e também a Litorina de Luxo da Serra Verde Express.
A viagem tem início na Estação Ferroviária de Curitiba e a histórica cidade de Morretes como destino final. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.
Cerca de quatro horas depois acontece a chegada em Morretes, momento em que o passeio ganha status gastronômico em um almoço tradicional com o famoso “barreado” prato típico da culinária local. O nome vem da expressão “barrear”, de panela de barro. Trazido pelos portugueses que chegaram ao estado no século XVIII, até hoje é preparado com as mesmas características e temperos de 300 anos. Elaborado com pedaços de carne vermelha como patinho ou coxão mole e toucinho e cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada, o prato acompanha farinha de mandioca e costuma ser apreciado com bananas assadas ou fritas.
De segunda a sexta, o Trem da Serra do Mar Paranaense e a Litorina de Luxo partem às 8h30, de Curitiba. Aos sábado e domingos, o Trem parte às 8h30 e a Litorina de Luxo às 9h30. Os bilhetes tem valores a partir de R$ 85,00.
A Serra Verde Express oferece diversas opções de pacotes e passeios. Informações, reservas e compras online estão disponíveis no sitewww.serraverdeexpress.com.br
Texto por Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva
Imagem Destacda via Divulgação