As províncias vizinhas de Jujuy e Salta reúnem paisagens incríveis, não encontradas em nenhuma outra parte da Argentina. Localizadas no extremo noroeste do país e próximas a destinos em alta atualmente, como o Atacama, no Chile, e o Salar de Uyuni, na Bolívia, Jujuy e Salta prometem surpreender os turistas com sua boa mistura de cultura, tradições milenares, gastronomia, natureza e hospitalidade.
Cada vez mais procurados por turistas de todo o mundo, os destinos possuem cenários deslumbrantes. Em Jujuy, o destaque é a Quebrada de Humahuaca, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, um extenso vale entre montanhas. No pequeno povoado de Purmamarca, está a atração mais famosa da região: o Cerro de los Siete Colores, formado por camadas rochosas multicoloridas.
Já a serra do Hornocal, em Humahuaca, é conhecida como a montanha das catorze cores. Jujuy também tem o seu próprio deserto de sal. Trata-se das Salinas Grandes, um local tão impressionante quanto Uyuni. A base para explorar essa região pode ser a San Salvador de Jujuy, capital da província.
Capital da província homônima, a encantadora cidade colonial de Salta tem construções muito bem preservadas, como a Catedral, a Igreja São Francisco e o Convento São Bernardo. Conheça também o teleférico, que dá acesso a uma vista panorâmica da cidade, e o Museu de Arqueologia de Alta Montanha, cujos destaques são as “Crianças de Llullaillaco”, consideradas as múmias mais bem conservadas do mundo.
A província de Salta abriga o Trem das Nuvens, um trem turístico que atravessa 200 km e sobe a 4.200 metros de altitude. Outros destaques ficam por conta do Cone de Arita (um perfeito cone natural feito de sal), da Quebrada das Conchas (um conjunto de morros multicoloridos) e da rota do vinho mais alta do mundo, com dezenas de adegas para visitar (uma produção pequena, porém de alta qualidade graças ao clima).
Presença na WTM Latin America
Na última edição da WTM Latin America, que aconteceu em São Paulo entre 02 e 04 de abril, estiveram presentes a Diretora Executiva do INPROTUR de Salta, Nadia Loza, e o Secretário de Turismo de Jujuy, Diego Valdecantos, para divulgar os destinos entre os agentes de viagens e a imprensa.
No ano passado, a região recebeu cerca de 30 mil brasileiros – o quarto maior número entre turistas estrangeiros –, mas a procura promete crescer cada vez mais. Além de atrações que mostram um lado ainda pouco conhecido da Argentina, Jujuy e Salta possuem uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de grande oferta de excursões e pacotes turísticos.
A região tem clima bom o ano todo e, quanto à conectividade aérea, recebe voos de Buenos Aires, Córdoba, Iguazú, Mendoza, Rosario, Bariloche e Ushuaia, entre outras cidades. Vale destacar que Jujuy e Salta são destinos muito atrativos economicamente – o gasto médio de um turista por dia fica em torno de US$ 55.
Mais informações em: turismo.jujuy.gob.ar e turismosalta.gob.ar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Ministerio de Cultura y Turismo – Gobierno de la Provincia de Salta