A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, é um dos principais polos de peregrinação do país. O destino é famoso por ser onde Padre Cícero pregou durante toda sua vida e, ainda hoje, é onde ele está enterrado. Padre Cícero atrai milhares de turistas, peregrinos e romeiros do Brasil inteiro e já tornou o município o segundo maior polo de turismo religioso do país, perdendo só para Aparecida do Norte, em São Paulo.
A região abriga também a famosa estátua do Padre Cícero, com 25 metros de altura que fica na Serra do Horto; próxima à cidade de Juazeiro. O sacerdote é considerado o grande responsável pela mudança dos rumos da cidade. Isso graças a um acontecimento de 1889 que mudou de vez a rotina do lugar.
Na ocasião, ao dar a hóstia para Maria Magdalena do Espírito Santo, o Padre Cícero teve uma surpresa, pois a hóstia se transformou em sangue. O mesmo fato acabou por se repetir mais vezes com outros moradores da região; as toalhas usadas para limpar a boca ficaram muito tempo expostas para a visitação. Apesar de tudo, a igreja católica nunca reconheceu o milagre de Padre Cícero e ele não foi beatificado.
Quem vai à cidade encontra atrações como a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em construção barroca, a Igreja de São Francisco e a Capela de Perpétuo Socorro. É essa última que reúne o maior número de fiéis, pois foi construída pelo próprio Padre Cícero, que hoje tem seu túmulo no piso do altar-mor da Catedral. Além disso, a cidade também é famosa pela qualidade do artesanato e pelas peças em ouro, madeira, couro, papel e palha.
O calendário turístico da cidade se resume as festas religiosas que são: a de Nossa Senhora das Candeias em fevereiro, o aniversário de morte do Padre Cícero no mês de julho e Dia do Romeiro em novembro.
Como chegar
Avianca, Gol e Azul têm voos partindo de São Paulo para Juazeiro do Norte. O trajeto dura pouco menos de três horas.
Onde ficar
Onde comer
Restaurante Central Da Picanha
Texto por: Eliria Buso
Fotos por: Divulgação/ SETUR-CE