Captação de água da chuva, geração de eletricidade por meio de pedaladas em bicicletas ergométricas. A Jota-City é um modelo divertido de cidade criado em Atibaia, interior de São Paulo, dentro do resort da Rede Tauá de Hotéis. O projeto que educa e gera conhecimento às crianças tem a energia quem vem do sorriso.
A energia que move a cidade
Quando a energia da Jota-City fica abaixo de 20%, as sirenes tocam e uma luz vermelha se acende. É o sinal para as crianças interromperem a diversão, pedalar as bicicletas ergométricas, gerar mais potência e assim manter o funcionamento do que elas mais gostam: brinquedos, tablets, luzes, etc.
Tecnologia e sustentabilidade
A cidade futurística foi projetada especialmente para crianças. A área de dois mil metros quadrados tem banco e moeda própria. O cartão de crédito aceita depósito de latas recicláveis e também é abastecido de acordo com a quantidade de energia gerada por elas mesmas quando pedalam as bicicletas ergométricas. A criança ainda pode usar o código do cartão e acessar os dados de seu crédito nos monitores espalhados pela cidade e ainda consultar suas atividades e baixar num aplicativo próprio todas as fotos de sua estadia.
Sem freelance
O investimento de 6 milhões de Reais na Jota-City, em Atibaia, é só uma parte do DNA da empresa no segmento de recreação. A outra está no calor humano. Ao contrário de muitos outros hotéis, a Rede optou por não contratar freelancers. Os recreadores são fixos. “A gente via que o freelance não tinha identidade com a empresa e não tínhamos essa intenção. Estrategicamente, todos os recreadores sempre trataram diretamente com meu pai, minha mãe e comigo. Então a gente tem uma experiência do que funciona ou não com criança, por estarmos muito próximos”, explica Checker.
Com a mão na massa
Nessa mistura de sustentabilidade e tecnologia as crianças se divertem e, claro, adquirem conhecimento: tem cinema 3D, na cozinha experimental elas põem a mão na massa, além de oficina de brinquedos recicláveis e até estúdio de maquiagem, com figurinos infantis e miçangas para criar pulseirinhas e colares coloridos. São dezenas de salas. “O projeto Jota City consolida nosso posicionamento frente ao mercado, que é atender famílias com filhos, desde crianças pequenas, até adolescentes”, afirma Lizete Ribeiro, diretora comercial da Rede.
Algo único
A ideia de investir no segmento infantil nasceu há cinco anos em Caeté, interior de Minas Gerais, onde nasceu a Rede Tauá de Hotéis, em 1986. O projeto inicial era mais simples, conta João Luís Checker, um dos três proprietários da empresa. A originalidade e a grandeza do projeto tomaram corpo no resort de Atibaia, a 65 quilômetros de São Paulo. E é motivo de orgulho para os proprietários. “Eu já visitei muitos museus de ciências por aí, em Nova Iorque, Miami. E não é só a cenografia, embora seja muito bonita e mesmo até que existam outras ainda mais bonitas, a parte da inteligência, que está dentro da cidade, é algo único”, afirma.
A Rede Tauá de Hotéis
Além de Caeté, a rede possui unidades em Araxá (MG), Atibaia (SP) e ainda neste semestre inicia novo empreendimento em Alexânia (GO), a 70 quilômetros de Brasília. Ao todo, a Rede oferece 973 apartamentos. Em todos os empreendimentos a rede oferece área de lazer, gastronomia nacional e internacional, piscina climatizada, academia, berçário, copa da mamãe, kids clube, quadras, trilhas e wellness.
Em Atibaia, a rede pretende inaugurar, ainda no segundo semestre deste ano, o Salão América e, desta forma, ampliar a capacidade do Centro de Eventos Corporativos para 1.500 pessoas, se transformando assim no maior da região e do interior de São Paulo.
A cidade de Atibaia, que ganhou projeção nacional pelo cultivo de flores ( 23% de toda a produção do país) e morangos (mais de 4 milhões de pés por temporada na região) ganha ainda mais energia de seus visitantes (literalmente) com a chegada da Jota-City.
Para mais informações: http://www.tauaresorts.com.br.