No último mês de março, o órgão de turismo da Noruega realizou um roadshow exclusivo pelo Brasil, promovendo o destino como referência em turismo sustentável e experiências autênticas. O evento itinerante passou por São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, reunindo agentes e operadores do setor interessados nas oportunidades e experiências oferecidas pela Noruega.
Em São Paulo, a jornalista de viagens Gisele Rodrigues aproveitou a ocasião para divulgar seu livro “Oslo, más allá de los vikingos”. A publicação, lançada originalmente em espanhol em 2019 em Barcelona, narra as experiências vividas por Gisele e outros três jornalistas durante uma viagem à Noruega. O livro foi apresentado pela primeira vez ao público brasileiro durante este roadshow, sendo entregue pessoalmente à Eugenia Fierros, Head de B2B Leisure para Espanha e América Latina na Innovation Norway, que comentou: “Que bonito, obrigada pelo prestígio do livro. Temos muito interesse que os brasileiros estejam viajando cada vez mais para esse destino, não só no verão, mas também para ver a aurora boreal.”
O livro também foi entregue à Chef Denise Guerschman, do restaurante Escandinavo, embaixadora da cozinha nórdica em São Paulo. A jornalista comentou que a ocasião foi especial, principalmente por divulgar um livro sobre o destino em seu próprio país, e destacou o motivo da viagem ser tão significativa: “Foi um imenso prazer poder pela primeira vez divulgar o meu livro para a equipe de turismo da Noruega em meu próprio país. Em mais de trinta países visitados, a Noruega ocupa um espaço especial no meu coração. Já estive inúmeras vezes lá e, pelo menos, volto duas vezes ao ano para conhecer cada cantinho, sendo surpreendida a cada visita. Acredito que os brasileiros estão descobrindo cada vez mais esse destino, e agora, com o meu livro, tive a oportunidade de compartilhar um pouco dessa paixão com quem tiver interesse em viajar para lá. Eu falo desde os festivais medievais que participei, algo muito local, até mesmo as minhas aventuras de desbravar os fiordes.”
Ela ainda comentou que, além de relatar suas experiências no país em seu blog Mundo Pra Viver e em seu programa de turismo como repórter no canal de televisão SBT, possui uma parceria com uma agência de passeios brasileira localizada em Bergen, na Noruega, que leva clientes brasileiros para vivenciar experiências incríveis no país nórdico.

Foto por Gustavo Scatena
“Através da minha paixão pelo país, surgiu uma oportunidade de negócios. Hoje, junto com a agência Lux Travel Scandinavia, liderada pela brasileira e guia oficial na Noruega, Fabiola Trombelli, e com os noruegueses Kyrre Wangen (proprietário do Fjord Resort e Mall of Norway) e Per Nordstrom, faço parte da equipe que leva brasileiros para conhecer o destino.”
Entre as marcas presentes, destacaram-se a renomada companhia de cruzeiros Hurtigruten, que opera desde 1834 e oferece experiências completas na Noruega, a rede de hotéis Sommerro, famosa por seu luxo e sofisticação, a Via Hansa & Borealis, especialista em turismo receptivo na Escandinávia, e a Fjord Tours AS, especializada em tours que exploram os fiordes noruegueses. Além disso, a Northern Norway Travel e a VOS se destacaram por suas ofertas de experiências premium e sob medida.
“Com o sucesso do roadshow, a Noruega reforça seu compromisso em estreitar laços com o mercado brasileiro. Em 2024, a Noruega recebeu 28% mais viajantes brasileiros comparado a 2023, um crescimento de 10% se comparado com 2019, ano anterior à pandemia. Esses números comprovam o potencial do Brasil para o turismo norueguês”, afirmou Jordana Calzavara, responsável pela organização do roadshow e Head of Marketing & Trade Relations da GVA.
O turismo emissivo na América Latina está se recuperando fortemente desde os impactos da pandemia, com o Brasil liderando o processo. De acordo com um relatório recente da Phocuswright, estima-se que o mercado de viagens na América Latina continuará em crescimento, com o valor bruto de reservas alcançando US$ 95,8 bilhões até 2027. Esses dados reforçam a importância da América do Sul para o turismo internacional e a necessidade de uma compreensão mais aprofundada sobre as necessidades e desafios do setor.
Para quem quiser saber mais sobre o livro “Oslo, más allá de los vikingos” e acompanhar o trabalho da jornalista, basta seguir o seu projeto Mundo Pra Viver nas redes sociais: instagram.com/mundopraviver
Texto por: Agência com edição
Foto via iStock por cookelma