Ícone do site Qual Viagem

Joinville oferece experiências rurais para diferentes perfis de turistas

A busca pelo turismo rural em Joinville vem crescendo e ganhando espaço entre os viajantes que buscam por experiências em meio à natureza e vivências do campo. O destino catarinense é rodeado por uma belíssima zona rural e por grandes trechos de Mata Atlântica, acessível por trajetos que variam de 20 a 40 minutos. Anualmente, mais de 250 mil viajantes aproveitam a possibilidade de combinar a estrutura de uma cidade moderna com passeios para apreciar a flora e fauna preservada e vivenciar os costumes rurais.

As atrações oferecidas na área rural de Joinville são as mais variadas e vão desde coloridos jardins, trilhas naturais, locais para banho e pesca até a produção e degustação de mel, melado, cuca alemã e outros produtos típicos artesanais da região. A área rural é composta por quatro grandes rotas, distribuídas em diferentes áreas da cidade: Dona Francisca, Estrada da Ilha, Estrada Bonita e Caminhos do Piraí.

Caminhos de Dona Francisca

Foto por Divulgação

A rota Caminhos de Dona Francisca ganhou projeção nacional neste ano após ter sido escolhida pelo Ministério do Turismo como uma das representantes brasileiras na disputa pelo título internacional de “Melhores Vilas Turísticas”. O ponto de partida é a Casa Krüeger, que além de ser um dos pontos oficiais de informações turísticas da cidade, também atrai interessados em conhecer o tradicional sistema construtivo enxaimel. Itinerários cênicos desenvolvidos para o cicloturismo, visitas aos campos de cultivo e os deliciosos restaurantes e cafés da região completam o pacote de atividades desenvolvidas nesta rota. A Quinta da Mildau é uma excelente pedida para quem busca lazer com crianças.

Estrada da Ilha

Foto por Divulgação

Na Estrada da Ilha o que se destaca é o colorido das flores. Afinal, é lá que está o Parque dos Hemerocallis, maior área de produção dessa espécie no Brasil. Com belos jardins, plantas tropicais e outras espécies, o local organiza anualmente o Festival dos Girassóis, evento que conta com 28 mil girassóis e atrai mais de 30 mil visitantes durante o período. O ambiente ainda inclui um jardim interativo, trilha ecológica por uma área nativa preservada há mais de cem anos e a curiosa vila dos insetos, entre outros espaços.

Estrada Bonita

Foto por Divulgação

Já a rota da Estrada Bonita é uma das mais tradicionais de Joinville e faz jus ao nome. Está localizada às margens da BR-101 e é um dos primeiros pontos turísticos de quem vem de Curitiba. Um dos destaques é o museu rural que exibe utensílios do campo, na propriedade Ango Kersten. A fazenda também oferece visita à fábrica de melado, passeio de trator e venda de produtos artesanais. Logo depois, a dica é fazer um lanche tipicamente rural, com um toque da tradição germânica, no Alles Blau Cuca e Café.

Caminhos do Piraí

Foto por Divulgação

Na região leste de Joinville fica a rota Caminhos do Piraí, reconhecida, principalmente, pelos seus rios e natureza. Entre as propriedades do local, um dos destaques é o Rancho Alegre, uma fazendinha composta por centenas de animais de sítio para interação e que promove passeios a cavalo e pônei para crianças. Outro local imperdível é o Parque Caminho das Águas, com piscinas de água natural, trilhas pela Mata Atlântica, quiosques com churrasqueira entre outras atrações. Na mesma região, a cervejaria GutBrau serve rótulos artesanais e oferece gastronomia diversa em uma área verde cortada por rios.

Organização e capacitação

A Associação de Turismo Eco-Rural de Joinville (ATERJ), juntamente com apoio do poder público municipal e estadual, é a entidade responsável por reunir e capacitar as propriedades que pertencem às rotas de turismo rural da cidade. Atualmente, são 40 propriedades integrantes da associação. Outra iniciativa realizada pela ATERJ para a promoção do turismo rural de Joinville é o portal que destaca os principais atrativos nas rotas mapeadas. É possível fazer a busca por região e por experiência – agroturismo, gastronomia, flores e plantas, produtos coloniais, pesca e locais para banho, entre outros. O portal também destaca as opções de hospedagem na área rural e indica os horários de funcionamento de cada espaço.

Saiba mais em: visitejoinville.com.br/rural

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile