Com o espetáculo Cartas de Natal, Joinville oficializou a abertura da programação festiva deste ano, com um calendário de atrações que terá 48 dias de duração. Somente no evento de abertura do Natal de Joinville, no último dia 12, foi registrada a presença de 38 mil pessoas, entre o público local e visitantes.
A exemplo do ano passado, o evento de abertura ocorreu em frente à Prefeitura com uma série de manifestações culturais e artísticas, entre apresentações de música, dança e encenações de teatro. Destaque para o momento em que uma chamada de vídeo para o Papai Noel antecedeu o acender das luzes da fachada do edifício. Artistas representaram os personagens do presépio e o público participou com milhares de celulares acesos, iluminando a noite joinvilense.
Ao todo, mais de 130 pessoas participaram do espetáculo, como os integrantes do Coral Infantojuvenil da Arte Maior. A dança ficou a cargo do Movimento Artístico, que trouxe 55 bailarinos para a cena com toda a coreografia inspirada no tema central Cartas de Natal. O encerramento foi marcado por uma cascata de fogos indoor.
Em uma referência à vocação industrial de Joinville, o tema da programação natalina deste ano é a Fábrica Encantada, mote que terá diversas representações em pontos estratégicos da cidade. A Praça da Bandeira é a Fábrica de Sonhos e a residência oficial do Papai Noel; a Praça Dario Salles é a Fábrica das Brincadeiras, local onde brinquedos gigantes garantem a ambientação lúdica, criativa e mágica; na Praça Nereu Ramos fica a Fábrica de Doces, com carrossel e um espaço para que as crianças conheçam a tradição culinária do Natal; na Praça da Biblioteca está montado o Mercado de Natal, e no piso térreo do Centreventos Cau Hansen fica a Feira Natal Feito à Mão; o ginásio Abel Schulz recebe a pista de patinação no gelo; e na travessa Dr. Norberto Bachmann foi montada uma praça de alimentação com palco para as apresentações culturais.
Outro evento integrado à programação do Natal de Joinville, a partir do ano passado, foi o Desfile de Natal, que no último dia 25 reuniu pelo menos dez grupos integrados por participantes de associações, escolas, empresas e entidades públicas e privadas locais. Moradores e visitantes lotaram as ruas da área central da cidade por onde passou o percurso da carreata de veículos, entre bicicletas, motos e carros decorados com a temática natalina.
No sábado de estreia, o desfile contou com a participação de um grupo muito especial formado pela Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). A entidade foi representada por crianças vestidas de anjos, estudantes encenaram um presépio ao vivo, enquanto um coral entoava canções natalinas e um Papai Noel com deficiência visual era o destaque em um dos veículos da carreata. Na edição deste ano o Desfile de Natal será mantido na programação da cidade, sempre aos sábados, até o dia 16 de dezembro.
Desde que foi inserido no calendário anual da cidade, há três anos, o Natal de Joinville vem consolidando Joinville dentro do circuito natalino na região Sul, e atraindo visitantes, famílias em sua grande maioria, não apenas de municípios e estados vizinhos, como de outras regiões do País. Para os turistas que buscam alternativas em viagens temáticas nesta época do ano, Joinville forma com Blumenau e Curitiba uma excelente opção em um raio de 130 km. Um roteiro completo por ruas instagramáveis, iluminadas e decoradas com a temática de Natal, que ainda pode ser combinado com tours culturais, rurais e náuticos e ser estendido a outro grande atrativo em Santa Catarina, como o Beto Carrero World.
Idealizado em 2021, o Natal de Joinville é uma realização da Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Instituto de Natal, que movimenta a economia do município com a geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano supere o público de 350 mil pessoas registrado em 2022.
As atividades acontecem de terça a sexta, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos das 15h às 23h.
Mais informações: nataldejoinville.com.br
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação