Ícone do site Qual Viagem

Jardins de Burle Marx são o chame a mais do Hotel Turismo em Rio Quente

No centro-oeste do Brasil, a cerca de 170 quilômetros de Goiânia, a capital de Goiás, pulsa Rio Quente, jovem cidade “banhada” pelo rio que a ela empresta seu nome e onde fica o maior complexo de águas hidrotermais do planeta

 

Localizado em Rio Quente e distante cerca de 30 quilômetros de Caldas Novas, o Rio Quente Resorts ocupa um espaço de 497 mil m² em meio à exuberante natureza do cerrado brasileiro, por onde estão espalhados sete hotéis, totalizando mais de 1.200 apartamentos. Entre eles, o Hotel Turismo, uma boa opção de hospedagem para quem pensa em passar uns dias lá.

O hotel está bem próximo ao Hot Park e ao Parque das Fontes, sem ter o tumulto e burburinho do Hotel Pousada, o primeiro a ser construído e o mais popular de todos. E se o Hot Park é, por si só, o grande chamariz do resort, o parque é o seu principal postal, especialmente à noite quando é tingido por mágica iluminação.

O Parque das Fontes abriga oito piscinas naturais de águas termais, correntes e incrivelmente quentinhas. Elas se formam a partir das 18 nascentes que em seu solo brotam e cujas águas são renovadas a cada 20 minutos – ao lado delas, corre o Rio Quente, que nasce na Serra de Caldas.

O parque adota o conceito after six, mantendo uma programação 24 horas por dia. Lugar mágico, abriga ainda duchas, saunas e poços de águas termais, que são circundados pela vegetação ribeirinha nativa do Rio Quente, de onde aliás as águas são captadas.

Ideal para quem quer relaxar e ao mesmo tempo curtir a natureza, o parque tem em suas piscinas naturais o seu ponto alto – nada mais incrível do que tomar um banho quentinho, no meio de um bar molhado, apreciando a hipnotizante paisagem ao redor, enquanto os pés tocam no leito de um rio.

Mas, antes de você poder desfrutar desta e das demais atrações do Rio Quente Resorts, é bom programar a sua hospedagem. Como já havia dito, o Hotel Turismo é uma alternativa. Com um caprichado jardim concebido por Burle Marx, foi inaugurado em 1977 e repaginado em 2014, exibindo um visual clean e contemporâneo, marcado por linhas retas e cores claras.

Se interiormente a sua decoração é impecável, o seu exterior é abraçado pelo verde, oferecendo uma cinematográfica vista para a Serra de Caldas. Conta ainda com um amplo espaço para lazer, lago para pesca, duas piscinas de adultos, uma infantil, bar molhado e estacionamento gratuito para hóspedes com manobrista.

Com 148 quartos, o hotel disponibiliza quatro opções de hospedagem: a Superior (com uma cama de casal, uma cama de solteiro e outra extra), a Família (com duas camas king), a Master (dois ambientes decorados com uma cama de casal, sofá-cama para duas pessoas e jacuzzi) e a Presidencial, duplex com dois quartos, uma cama de casal, duas de solteiro, cama extra e jacuzzi.   

Todas as acomodações estão equipadas com ar climatizado, tevê a cabo, frigobar, bancada para computador, telefone, cofre eletrônico, secador de cabelo, amenidades de banho e wi-fi gratuito. O empreendimento também possui a copa da mamãe, um espaço com fogão, micro-ondas e utensílios para preparar a alimentação dos bebês.

Sabores

No Hotel Turismo, as refeições são feitas no Restaurante Pequi, que serve um variado bufê no café da manhã, com frutas, iogurtes, frios, pães, bolos, omeletes e tapiocas… No almoço, há variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas. No jantar, o restaurante funciona com serviço à la carte.

Quer no almoço, quer no jantar, o menu do restaurante sempre inclui o sabor da boa comida caseira e receitas típicas da gastronomia regional, como os empadões, o peixe na telha e na brasa e os preparados com frutos do cerrado, como o pequi.

Esse fruto nativo neste pedacinho do País, ao lado de outros conterrâneos, a guariroba e o baru, surge no arroz goiano e na galinhada com pequi, além de ser empregado no preparo de sobremesas, como o doce de leite com pequi. Também é o principal ingrediente de cachaças e licores por ali produzidos.

Se não bastasse a localização privilegiada e as tentações gastronômicas oferecidas pelo seu restaurante, a hospedagem no Hotel Turismo é um passaporte ao Rio Quente Resort, o único do País a oferecer três parques – além do Parque das Fontes, abriga o Eko Aventura Park e o Hot Park, maior parque aquático de águas quentes naturais do mundo.

O acesso aos três é ilimitado para os hóspedes. Assim como a todas para as demais dependências do complexo. Caso de seus oito restaurantes, seis bares molhados, pizzaria, lanchonete, hamburgueria e a Bello Gelatto, com um sorvete artesanal produzido no próprio resort.

E se você é um hóspede daqueles que gostam de baladas, tem ainda passe livre para o Toldo do Bosque, onde todas as noites acontecem shows musicais e espetáculos variados, para o Stella Artois Lounge e para o Clube Chopp Brahma. Nesses dois últimos, além de petiscos, você vai poder degustar cervejas, chopes, vinhos e outras bebidas.

Diversão

E, nada melhor para renovar as energias dispendidas na noitada que uma boa aventura pelo Hot Park, a maior sensação do município. Como hóspede, você tem direito a desfrutar mais de 20 atrações, desde as radicais até as mais relaxantes, como a hidromassagem em banheiras de água quente e o Lazy River (um rio artificial de 238 m que é percorrido em boia).

Sem falar da belíssima Praia do Cerrado. Vigiada à distância da Serra de Caldas, tem águas quentes com oito diferentes tipos de ondas, além de areia fina e branquinha, originada do processo de exploração de resíduo de cristais extraídos na região de Cristalina, cidade goiana situada a 280 km de distância.

Mas as aventuras são muitas e é bom saber que algumas delas são cobradas à parte. Caso do rapel, do arvorismo, do mergulho ecológico e do Bird Land, um grande viveiro onde vivem 200 espécies de aves, entre corujas, flamingos, araras, tucanos e outras.

Fique ciente também que é impossível desfrutar de todas as atrações do Hot Park em um único dia – é preciso ter mais tempo para fazer isso. Daí a importância de planejar bem a sua viagem, garantindo preços mais convidativos.

Algumas empresas turísticas, como a CVC, oferecem pacotes e voos fretados para o circuito das águas quentes. Os pacotes também podem ser adquiridos na Valetur, operadora oficial do Rio Quente Resorts, ou em outras agências.

Ficou tentado? Então, compare o que as agências oferecem, pois elas disponibilizam serviços e preços diferentes – algumas operadoras incluem o traslado aéreo, outras não incluem nenhuma refeição no valor da diária. Portanto, é preciso saber o que procura, pesquisar e comprar o pacote de acordo com as suas necessidades.

Mais um lembrete: as diárias no Hotel Turismo podem ou não ser em sistema de meia pensão (com café da manhã e almoço) e incluem cortesia para até duas crianças (12 anos incompletos) desde que na mesma acomodação dos pais. Todas as tarifas são acrescidas de impostos, taxas de serviço e taxa de turismo.

Dito isso, agora planeje sua viagem, arrume a mala e vá vivenciar a natureza bem de perto. Boa Viagem!

Informações: rioquenteresorts.com.br

Texto por: Fabíola Musarra. A jornalista viajou a convite do Rio Quente Resorts.

Fotos; Caroline de Oliveira

Comentários

Sair da versão mobile