A Jamaica, principal destino turístico caribenho, adotará a solução Declaração Digital de Viagem da SITA, a qual permitirá que os viajantes enviem toda a documentação necessária de imigração, alfândega e saúde para entrar no país, tudo isso por meio de uma plataforma fácil, eficiente e segura. Dessa forma, a Declaração Digital de Viagem dará suporte à Jamaica’s Passport, Immigration and Citizenship Agency (Agência de Passaporte, Imigração e Cidadania da Jamaica, em tradução livre) na liberação de passageiros antes da decolagem, colaborando para o retorno das viagens internacionais de forma segura e simplificada, já que o turismo é uma atividade fundamental para economia do país.
Após ter visto o número de visitantes cair mais da metade em 2021, em decorrência da pandemia da COVID-19, a Jamaica está no caminho certo para a recuperação total do setor do turismo. Com o aumento do volume de passageiros em todo o mundo, a Declaração Digital de Viagem da SITA ajudará os viajantes a evitar longas filas no aeroporto, automatizando os processos de verificação e atestando que possuem os documentos corretos para viajar, antes de chegarem ao terminal.
“Queremos receber os visitantes na Jamaica da maneira mais amigável, segura e direta possível. Além disso, estamos entusiasmados com o retorno, em alto número, de turistas. A SITA nos deu a oportunidade de agilizar nossos processos de entrada no país e oferecer uma experiência mais prática aos passageiros, ao mesmo tempo em que garante a segurança de todos. No passado, a Jamaica obteve sucesso com as implementações das soluções inovadoras de fronteira da SITA e, por isso, sei que a Declaração Digital de Viagem será um grande benefício para as estratégias econômicas e de governança do país”, diz Andrew Wynter, CEO da agência jamaicana.
Atualmente, o governo jamaicano coleta dados de imigração e alfândega, de cada viajante, em diferentes plataformas online. Com o sistema da Declaração Digital de Viagem, os processos serão consolidados em uma plataforma única e simples, possibilitando que os passageiros apresentem todos os documentos e dados necessários e recebam sua autorização de viagem.
Com capacidade de verificar informações e avaliar níveis de risco, o sistema da Declaração Digital de Viagem pode fornecer validação aos passageiros antes da chegada ao aeroporto, garantindo clareza se eles estão ou não autorizados a viajar. Isso simplificará os processos da viagem e ajudará na redução de gargalos nos terminais desde as verificações na chegada. Além disso, o órgão jamaicano será capaz de adaptar e reconfigurar facilmente esta solução quando as normas de viagens mudarem na Jamaica.
A agência jamaicana, além de ser um cliente de longa data da SITA, também foi pioneira na implementação dos quiosques Automated Border Control (Controle Automático de Fronteiras, em tradução livre) da SITA nos dois principais aeroportos jamaicanos, em Montego Bay e Kingston. Atualmente disponível apenas para o transporte aéreo, a solução Declaração Digital de Viagem tem potencial para ser estendida para as chegadas marítimas, segundo meio mais comum de ingresso à Jamaica.
“Estamos extremamente orgulhosos em apoiar o governo jamaicano na otimização dos seus sistemas de recepção aos viajantes, de forma que o número de visitantes alcança rapidamente os níveis pré-pandêmicos. Os benefícios da Declaração Digital de Viagem, em termos de eficiência e simplicidade adicionais, certamente serão úteis a longo prazo. Parabenizamos a maneira como a Jamaica tem se esforçado para aperfeiçoar continuamente seus processos de fronteira com a ajuda de novas tecnologias. Estamos entusiasmados para seguir em frente com a parceria”, ressalta Matthys Serfontein, presidente da SITA nas Américas.
Mais informações: sita.aero
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação SITA