Cachoeiras, riachos, piscinas naturais cristalinas, chapadões e dunas formam o cenário do Jalapão, conjunto de cinco áreas de conservação que abriga capivaras, lobos-guarás, onças pintadas e araras azuis.
Os visitantes geralmente contratam pacotes em Palmas- capital do estado do Tocantins ou hospedam-se nos municípios de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins- de qualquer forma, é melhor visitar as atrações com um guia especializado que pode ser contratado na região.
Nas famosas dunas do Jalapão, a sensação é de estar em um deserto, só que cercado por um riacho. No fervedouro de São Félix, o poço ensolarado é ótimo para banhos refrescantes.
E, entre as belas cachoeiras, a da Fumaça tem queda livre de 42 metros e a do Formiga exibe piscina natural, com areia clara e fina e uma vegetação totalmente preservada. Nesse período do ano é mais fácil encontrar tarifas aéreas mais em conta para o Tocantins. De avião descer em Palmas, alugar um carro ou comprar os pacotes diretamente nas agências e operadoras locais
Mais informações jalapao.to.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ FernandoQuevedo