Conhecida como a “cidade dourada”, Jaisalmer é o destino mais exótico do Rajastão, na Índia. Apesar de não estar entre as rotas turísticas mais comuns, a região é uma das mais visitadas.
Localizada no deserto do Thar, o Grande Deserto Indiano, em uma planície arenosa, Jaisalmer é famosa por ser um point de camping, onde visitantes se reúnem para passar a noite e observar o magnífico céu estrelado.
O maior destaque da cidade são as haveli, construções típicas do Rajastão que foram edificadas a partir das areias do Thar. Elas brilham tanto sob o sol que dão a impressão terem sido esculpidas em ouro. A mais famosa é Patwa Haveli, construída no século XIX por um importante comerciante jainista. Hoje, a mansão funciona como um museu que conta com um acervo de trabalhos artísticos, também podendo ser visitado por quem deseja apenas conhecer a arquitetura do local em si.
Estar na Índia é fazer uma viagem ao passado e retornar a antiga Rota da Seda. No Forte de Jaisalmer não seria diferente. Ali é o local exato onde aconteciam as e transições monetárias e paradas de comerciantes que levavam o ópio através do sul da Ásia e da Europa.
Construído sob a colina de Trikuta, o Forte de Jaisalmer é até hoje o principal ponto de referência da cidade, que abriga cerca de um quarto da população dentro de suas paredes, bem como lojas, diversas barracas de comida e o templo de Jain, dedicado ao jainismo, religião milenar criada na região.
Bada Bagh é um dos destinos mais impressionantes em Jaisalmer. O enorme jardim no meio do deserto conta com diversos cenotáfios – túmulos honorários – que possuem lindas abóbodas e esculturas em homenagem aos falecidos. O melhor momento para visitar o lugar é no fim da tarde, para apreciar o pôr-do-sol.
Perto de Bada Bagh está o Lago de Gadsisar, criado artificialmente para fornecer abastecimento a cidade. Muitos templos e pequenos santuários rodeiam o lago e barcos ficam disponíveis para os visitantes que desejam fazer um passeio por ali.
Dussehra Chowk é a parte central da cidade, local onde ocorre anualmente o famoso Festival do Deserto. Ele foi iniciado com o intuito de atrair mais turistas para a região e enfatiza a cultura e patrimônio de Jaisalmer.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por byheaven