A cidade de Jaguariúna, considerada município de interesse turístico no interior de São Paulo, publicou na quarta-feira da semana passada (22), decreto que restabelece o funcionamento de hotéis, motéis e pousadas, além de bancas de jornal na cidade. Os estabelecimentos foram incluídos na lista de setores essenciais, que podem funcionar mesmo durante a quarentena para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
O decreto cita ainda que a quarentena oficialmente fica prolongada na cidade até o próximo dia 10 de maio (seguindo determinação estadual) e inclui a recomendação do uso de máscaras por toda a população, em locais públicos e privados, seguindo nova orientação do Ministério da Saúde sobre o assunto.
Pelo decreto, os hotéis e congêneres (pousadas, motéis etc.), além de bancas de jornal, podem voltar a funcionar, mas observando as medidas de higiene e segurança sanitária preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como ações para evitar aglomerações e o uso do álcool em gel, de máscaras e até, em alguns casos, de luvas para proteção contra o vírus Covid-19.
Essa deve ser a tendência da maioria das cidades, que já cumpriram quase 50 dias de confinamento para o achatamento da curva progressiva da pandemia.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / DragonImages