É no mês de fevereiro que turistas de diversas partes do mundo reúnem-se na Polinésia para participar do Tapati Festival. Tradicional, o evento demonstra a forte cultura exótica dos nativos, além de ser uma boa oportunidade de ver de perto os inacreditáveis moais – estátuas gigantescas produzidas de pedra de vulcão, conhecidas como as famosas “cabeças da ilha”, consideradas Patrimônio Mundial, pela Unesco. Se ainda não esteve por lá, é hora de ir!
Uma celebração da cultura Rapa Nui (habitantes da Ilha de Páscoa), no Chile é realizada há 44 anos e tem sido foco de turistas em busca de experiências bem diferenciadas: conhecer e participar de toda uma cultura própria dos nativos, no tradicional Tapati Festival, de 1º a 15 de fevereiro.
Quem programa sua estadia nesse período, assiste aos principais atrativos do festival como cantos rituais, mostras de arte, competições de escultura e até corrida de barcos.
Mesmo sendo do Chile, a Ilha de Páscoa fica na Polinésia e sua população tem traços físicos e tradições típicas da região. Como o Carnaval para os brasileiros, o Tapati é o principal festival da ilha e os turistas podem participar com as fantasias locais e pinturas corporais chamadas “takona”. Sem contar que, a ilha, proporciona beleza natural impressionante.
Atrações
Uma competição que também chama a atenção do público é a Haka Pei. Montados em troncos de bananeiras, jovens deslizam uma encosta de 45º e a 120m no cerro Pu’i. A velocidade da descida chega até 80km/h.
Outras atrações são os grupos de dança e apresentações de “riu”, com corais que interpretam musicais ancestrais do local e lendas da cultura nativa. Momento bastante aguardado do evento, um concurso de rainha do festival chama a atenção pela beleza das concorrentes.
Ilha
Com excelentes trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta e até a cavalo, a ilha tem opções fascinantes como passeios de caiaque e uma volta por áreas repletas de grutas. A única cidade da região é Hanga Roa, que tem aeroporto, restaurantes e uma rede hoteleira.
Hospedagem
Informações: www.hangaroa.cl