A Turquia é um país rico em história. Por seu território passaram diversas civilizações e impérios, e algumas das atuais cidades do país foram casas de grandes acontecimentos que definiram a narrativa mundial. Duas dessas importantes cidades são Izmir e Troia, sendo que ambas compartilham personagens e importância dentro do que conhecemos do contexto da civilização e, ao visitá-las, é possível vislumbrar o passado.
Izmir (Esmirna)
É uma antiga cidade da Anatólia Ocidental que existe desde o terceiro milênio a.C.. Em 1500 a.C., ficou sob a influência dos Hititas, povo que conquistou a península e nela permaneceu até XIII-XII a.C.. A cidade tem uma importância histórica grande. Nela foi encontrado um templo a Atena e acredita-se que Homero tenha vivido na cidade. Com a decadência do império Hitita, a região virou o chamado reino de Lídia, onde se acredita que tenham sido inventadas as moedas. Izmir ainda fez parte dos impérios Romano, Bizantino e Otamano.
Uma das principais cidades turísticas da Turquia, Izmir traz em toda a sua extensão territorial fatos, memórias e acontecimentos da humanidade, o que permite ao turista desfrutar de roteiros imperdíveis. As ruínas por vários pontos da cidade remontam ao histórico passado da região, já o museu arqueológico é uma das atrações que mantêm em seu acervo uma grande coleção de antiguidades, incluindo estátuas de Poseidon e Deméter, que ficavam nas Ágoras dos gregos.
Para o mundo cristão e para o turismo religioso, o destino também ganha destaque, já que duas das sete igrejas citadas no apocalipse ficam na cidade: a igreja de Izmir e a igreja de Éfeso. As ruínas da antiga cidade de Éfeso, nos arredores de Izmir, são consideradas patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Localizada na costa e banhada pelo Mar Mediterrâneo, Izmir ainda permite apreciar paisagens litorâneas belíssimas. A gastronomia da cidade é outro bom ponto para se explorar, uma vez que une os ricos sabores da tradicional gastronomia turca continental com os pratos e temperos costeiros.
Troia
Troia é uma cidade que faz parte do imaginário popular, já tendo sido imortalizada e homenageada em diversos poemas, histórias e filmes. Tudo começou com Homero em “A Ilíada”, passando por produções de Hollywood.
Hoje, o que é possível conhecer de Troia são suas ruínas em sítios arqueológicos, que remetem à sua histórica guerra, às várias reconstruções da cidade, além da possibilidade de visitar museus. Na entrada para o sítio arqueológico está presente o maior símbolo deste contexto, apresentado por uma réplica do lendário “cavalo de Troia”, que dá ainda mais espaço para a imaginação de seus visitantes. Troia fica nos arredores de Çanakkale, noroeste da Turquia.
A grande história mitológica de Troia envolve guerra, amor, luxúria e traição. Páris foi subornado por Afrodite para que ela ganhasse um concurso de beleza idealizado por Zeus. Aceitando o acordo, Páris fez Afrodite vencedora e, como retorno, ganhou o amor da mulher mais bela do mundo, que era Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Páris e Helena fugiram juntos para Troia apaixonados, mas o marido traído, achando que a esposa tinha sido sequestrada, entrou em uma guerra que durou 10 anos, e só chegou ao fim devido ao gigante cavalo que foi dado como presente, mas que abrigava os soldados que assim conseguiram dominar a cidade.
Já em tempos modernos, foram realizadas diversas escavações em Troia – com elas descobriu-se que a sua origem data de 3.000 a.C. e que ela passou por nove períodos de assentamentos, cada um deles identificados por construções, ruínas e rastros de civilização.
Texto por: Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / eugenesergeev