Ícone do site Qual Viagem

Itacaré tem natureza, cachoeiras e lindas praias pertinho de Ilhéus

Protegida pela exuberante Mata Atlântica, que cobre mais de 65% das áreas turísticas do município, Itacaré se abre em uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas. Dezenas de Rios,  cachoeiras, restingas e manguezais completam o estonteante cenário natural deste verdadeiro santuário ecológico , chamariz para a prática de esportes de aventura como : rapel, rafting, passeios de canoa, trilhas ecológicas e o melhor do surf em praias de ondas perfeitas.

Foto por Rod medeiros via Commons Wikimedia

A arquitetura local é marcada pelos antigos casarões e sobrados, fruto dos quase 100 anos de extravagância e prosperidade, decorrente da produção cacaueira desta que foi a principal rota de escoamento do cacau, parte marcante da história baiana.

Índios como primeiros habitantes

A cidade que teve origem a partir de uma aldeia de índios, ao norte de Ilhéus, quando o jesuíta Luís da Grã ergueu no século XVII, na margem meridional do rio de Contas, uma capela em louvor ao Arcanjo São Miguel, batizando o povoado de São Miguel da Barra do Rio de Contas (criado pela Carta Régia de 1731), atual Itacaré (do tupi-guarani ita = pedra e karé  arcado ou torto, um dos mais belos cenários da Costa do Cacau.

Em Itacaré existem diversas opções de lazer, a rua Pedro Longo concentra a maior parte dos bares e restaurantes, onde é possível saborear delícias típicas da região e a famosa pizza a metro. O agito fica por conta do tradicional forró pé-de-serra.

A Matriz de São Miguel, com aproximadamente 300 anos, e a casa dos Jesuítas são os monumentos históricos mais importantes da cidade. O município ainda preserva sobrados e casarões atualmente transformados em pousadas e casa comerciais. Itacaré oferece resorts de luxo, como o Txai e Itacaré Eco Resort, como pousadas menos glamorosas e mais descoladas como a Burundanga e Solar da Baronesa. Há mais de 70 meios de hospedagem pra você escolher.

Conhecer e banhar-se na agradável praia da Ribeira ou em um pequeno riacho que forma uma piscina natural. Há serviços de cabanas. Seguindo a Trilha das Gameleiras por 3 km em meio à Mata Atlântica com vista para o mar, chega-se a Praia Siríaco (com pequena caverna, e deserta).  Logo depois, a trilha termina na simpática Prainha, que oferece o melhor banho de mar de Itacaré.

Fazenda São José – Villas São José

A fazenda possui 70% de sua área de Mata Atlântica e é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Possui uma praia protegida por falésias. No local há um complexo eco turístico, com trilhas e, criação de capivaras, emas e jacarés.

Praias e cachoeiras não faltam em Itacaré

Foto via Flickr Renato Alves da Costa

Cachoeira do Carioca ou Tijuípe

Conhecer a Fazenda do Carioca e banhar-se na belíssima cachoeira de águas límpidas formada pelo rio Tijuípe, com grande volume d’água e seus vários níveis de queda.

Distrito Taboquinhas

Caminhar pelos rochedos que formam as corredeiras do rio de Contas, cercados pela Mata Atlântica. Aproveitar para conhecer o pequeno “canyon” e banhar-se nas prainhas do rio e na Cachoeira do Fumo.

Cachoeira da Usina / Taboquinhas

Conhecer a Fazenda Providência, banhar-se na cachoeira e contemplar a beleza da Mata Atlântica.

Cachoeira do Cleandro

Conhecer as belezas naturais do rio de Contas e banhar-se na piscina natural formada pelas duas seções de queda d’água da cachoeira do Cleandro.

Cachoeira Pancada Grande ou Véu de Noiva

Além de observar as belezas do rio de Contas, o turista poderá caminhar pelo antigo caminho de pedras entre os cacaueiros, apreciar e banhar-se na belíssima cachoeira que possui uma das maiores quedas d´água da região, com aproximadamente 40 m de altura.

Praia do Pontal

Norte de Itacaré, são 6 km de praia e muita beleza. O acesso deve ser feito de barco, atravessando o rio de Contas. Excelente para caminhadas.

Piracanga

Norte de Itacaré, o acesso é feito de barco. Está encravada no santuário ecológico do rio Piracanga, possui manguezais, lagoas, cajueiros, coqueiral e garças, entre outras espécies de fauna e flora.

Praia da Coroa

Urbana, sem vegetação, com recifes, possui barraca de praia. Boa para a prática de esportes como windsurf e passeios de Caiaque.

da Concha

Foto por Karina m roque via Commons Wikimedia

Praia de mar calmo, urbana, mais próxima da cidade, é a mais freqüentada por moradores e turistas. Apresenta vegetação densa, Mata Atlântica e muitos coqueiral, várias cabanas de praia, pousadas e camping. Tem píer de pescadores e ruínas de um farol. Excelente lugar para apreciar o pôr-do-sol e tirar fotografias.

da Tiririca

Praia dos Surfistas. Acontecem ali algumas etapas do campeonato baiano de surf. Tem água doce que desce da serra coberta pela Mata Atlântica. Possui infra-estrutura.

da Ribeira

Última praia urbana acessível por estrada, muito procurada pelos moradores e turistas. Localizada numa enseada, possui piscina natural de água cristalina, formada pelas nascentes que descem de um morro coberto de Mata Atlântica. Possui várias barracas de praia.

Prainha

Acesso pela trilha das Gameleiras, que sai da praia da Ribeira pela floresta e cruza cachoeiras, ou de barco. Fica junto a uma fazenda de cocos, isolada no meio da Mata Atlântica. Boa para banho.

de São José

Pouco freqüentada, situada na fazenda São José (anteriormente descrita).

Jeribucaçu

Recifes, coqueiros, manguezais e Mata Atlântica. Acesso por mar ou por trilhas passando pela Mata Atlântica ou fazendas de coqueiros, e pela BA-001, com autorização do proprietário.

Engenhoca

Coqueiros e Mata Atlântica. Acesso por mar ou trilhas passando pela Mata Atlântica ou fazendas de coqueiros e pela BA-001, com autorização do proprietário. Recomendada para surf.

Havaizinho ou Burundanga

Acesso por trilha em meio à Mata Atlântica. Pouco freqüentada.

Camboinha

Relevo bastante atraente, com presença de falésias, onde deságua uma cascata na areia da praia. Possui remanescentes da Mata Atlântica. Acesso por mar ou trilhas.

Itacarezinho

Com grande extensão, vegetação densa com coqueirais e manguezais. Boa para banho, caminhadas e surf. Acesso de carro pela BA-001.

Barra do Sargi

Foz do rio Sargi, com formação de mangue. Boa para banho, pesca, gastronomia e caminhadas.Este rio corresponde ao limite sul da APA Itacaré/Serra Grande.

Foto via Flickr Otávio Nogueira

Como Chegar

De Carro:

Saindo de Salvador pela BR-324, deve-se ir até o entroncamento com a BR-101 sentido Ilhéus, passando por Itabuna ou Uruçuca. A partir de Ilhéus, segue-se pela BA-001 até Itacaré. São 65 km pela estrada ecológica.

De Ônibus:

Empresa Águia Branca – tel.: (71) 4004.1010, disponibiliza linhas diretas Salvador-Itacaré.

De Avião:

TAM, GOL E AZUL oferecem  várias frequências de voos diários pra Ilheus, partindo principalmente de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.

Onde ficar

Resorts

Txai Resort txairesorts.com

Itacaré Eco Resort  ier.com.br

Pousadas

Pousada Burundanga  burundanga.com.br

Solar da Baronesa (73) 3251-2532

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ deji_fisher

 

Comentários

Sair da versão mobile