Ícone do site Qual Viagem

IPark atrai amantes de esportes e de lazer ao ar livre no Ceará

Nem só de praias, sol e atrativos à beira-mar vive o aquecido setor turístico do Ceará. Situado na região serrana de Maranguape, a 30 km de Fortaleza, o iPark Complexo Turístico, que pertence ao grupo Grupo Telles, mostra que a vocação do turismo no Estado não se restringe apenas ao seu litoral, internacionalmente festejado.

De acordo com recente pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Ceará lidera o crescimento das atividades turísticas no país em 135,8%, entre abril de 2021 e abril deste ano, resultado bem acima da média nacional (85,7%).

Tal desempenho acumula um crescimento de 62,2% nos primeiros quatro meses de 2022, com indicadores positivos acima da média dos 51,3%, entre as 27 unidades da Federação, com o aumento setorial de receitas das companhias aéreas (já que Fortaleza hoje é o principal hub de empresas europeias no Nordeste) e demais serviços, como hotéis, restaurantes, locação de automóveis e transporte rodoviário.

Com a retomada das atividades econômicas pós-pandemia, as perspectivas de crescimento em 2022 e nos próximos anos tendem a consolidar esse cenário positivo do setor turístico cearense, com a expansão dos investimentos e de novas oportunidades em outros equipamentos e regiões do Estado, caso das cidades serranas de Viçosa do Ceará, Ubajara e Maranguape.

De olho neste cenário positivo, o Grupo Telles tem feitos constantes investimentos no iPark Complexo Turístico. Situado neste último município cearense, é o maior parque de aventura do estado. Desde 2000, quando foi inaugurado, o complexo atrai em média cerca de 15 mil visitantes/mês (julho, dezembro e janeiro) e 6 mil, na baixa temporada.

Atualmente, o grupo busca novas parcerias no setor hoteleiro para estimular o turismo naquela região e, assim, multiplicar o número de visitantes o ano todo e não apenas na alta estação.

Com várias atrações distribuídas ao longo de 173 hectares, o iPark fica em uma propriedade secular que foi palco da primeira destilaria da família Telles, que por sua vez originou uma consagrada marca de cachaça, e onde, ainda hoje, encontram-se equipamentos e maquinários históricos e um casarão do século XIX, que abriga o Museu da Cachaça, construído em 1851.

Atrações para todas as idades

Ideal para quem busca interação com a natureza e atividades de lazer ao ar livre, o iPark dispõe de uma série de atrações e infraestrutura de esporte e aventura para todas as idades em um amplo espaço pontuado por trilhas, lagos e em meio à biodiversidade de uma mata preservada.

Enquanto os pequenos se divertem com o aquaball, arvorismo, high jump, banho de piscina natural, passeios de pônei e tirolesa infantil, os jovens e adultos podem provar suas habilidades com diferentes doses de adrenalina no wakeboard, stand up padle, muro de muro de escalada e uma emoção máxima: a maior tirolesa do Norte e Nordeste, com seus 850 metros de extensão, velocidade de até 80 km/h e o diferencial de ser dupla, ou seja, comporta duas pessoas ao mesmo tempo.

Já para quem prefere programas mais tranquilos e contemplativos, é possível realizar passeios no lago a bordo de caiaques e pedalinhos, visitar os bichos da mini fazenda ou perambular de bicicleta e charrete de época.

Outro destaque para os marmanjos maiores de 18 anos é o Big Tonel – o maior tonel de madeira do mundo, segundo o Guinness Book (livro dos recordes), que possui oito metros de altura e capacidade para armazenar 374 mil litros de cachaça. Além de degustar a mais autêntica e festejada bebida brasileira, o tour permite revisitar a história da produção do destilado no Ceará.

Uma experiência sensorial, esta extensiva a toda a família, é provar o melhor da culinária nordestina. O Restaurante Regional traz pratos tradicionais, como o escondidinho de carne de sol, o baião de dois, a paçoca, a macaxeira frita, o carneiro cozido, o porco assado e peixes, além das tentadoras frutas locais e pudim de tapioca, uma especialidade da casa. Já a Tapiocaria do Zé Leite oferece os sempre elogiados cuscuz de milho e queijo coalho com mel de cana e tapioca.

O iPark também dispõe de uma completa infraestrutura que inclui amplo estacionamento, ambulatório e uma convidativa área de redário (conjunto de redes) para descanso, onde o visitante encontra tranquilidade na companhia de pássaros e gansos que habitam o local.

As atrações e todos os espaços do complexo turístico são supervisionados por uma equipe de monitores, garantindo tranquilidade, segurança e qualidade dos serviços às famílias e turistas que visitam o complexo o ano todo.

Mais informações no site ipark.tur.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile