A estação mais fria do ano é também a de maior agito na região Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro. Preenchendo todo o mês de julho, são quatro eventos culturais: Festa das Luzes (até 14 de julho), Devorart (de 05 a 07 de julho), Festival Vale do Café (de 18 a 28 de julho) e Mais Vassouras (de 18 a 28 de julho).
Para iluminar os meses de maior escuridão no hemisfério sul, o Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, RJ, realiza a Festa das Luzes da Mata Atlântica, que começou no dia 20 de junho e se estende até o dia 14 de julho. Obras de 12 designers de luz, com direção artística de Paulo César Medeiros, criam ambiente lúdico e de total interação com a natureza. Além do show de luzes, apresentação de artistas consagrados como Cristina Braga e Ricardo Medeiros, Eduardo Dussek, Oswaldo Montenegro e Zeca Baleiro enriquecem a festa.
O Mirante de Vassouras será o será o local mais bonito e animado da cidade entre os dias 05 e 07 de julho. É nesse período que acontece o 4º Devorart, evento voltado à boa gastronomia de rua, cervejas especiais e música animada. Shows de rock, MPB e atividades para crianças vão do fim de tarde até a madrugada. O músico George Israel, com apresentação marcada para o dia 05, sexta-feira, está entre as atrações.
A partir de 18 de julho a história e a música instrumental tomam conta da região com o 17º Festival Vale do Café, reunindo 12 fazendas históricas em seis municípios. Apresentações gratuitas em Vassouras, Paty do Alferes e Rio das Flores reúnem nomes como Turíbio Santos, Maria Teresa Madeira, João Bani e Pedro Cantalice. A 17ª edição do evento, que será uma homenagem aos compositores Villa-Lobos e Tom Jobim, recebe o público nas mais bonitas fazendas históricas para visitação e realização de grandes concertos. Na programação estão Rosana Lanzelotte, Victor Biglione, Wagner Tiso, Zé Paulo Becker e grupo Semente, entre outros.
Paralelamente ao Festival Vale do Café, a cidade de Vassouras recebe o Mais Vassouras entre 18 e 28 de julho, que aproveita a beleza arquitetônica da cidade em ampla programação cultural gratuita. O evento terá apresentações musicais, concertos, exibição de curtas, corredor gastronômico, atividades para crianças e outras atrações, entre elas uma peça inédita inspirada no romance entre Eufrásia Teixeira Leite e Joaquim Nabuco. Eufrásia é a grande benfeitora do município, foi pioneira em vários aspectos de sua vida, servindo até hoje como exemplo e inspiração de independência feminina.
MÊS DE JULHO NO VALE DO CAFÉ (RJ)
Festa das Luzes da Mata Atlântica
Paulo de Frontin/RJ
Até 14 de julho
O Jardim Ecológico Uaná Etê recebe obras de artistas plásticos que iluminam o jardim e a natureza ao redor. Jardim abre de quinta a domingo, a partir das 12h (domingo às 11h) e as luzes se acendem a partir das 17h30.
Ingressos: www.sympla.com.br
Devorart
Vassouras/RJ
De 05 a 07 de julho
O mirante de Vassouras recebe gastronomia, shows, food trucks, cervejas e workshops na vista mais bonita da cidade.
Grátis
Festival Vale do Café
Barra do Piraí, Paty do Alferes, Valença, Vassouras, Rio das Flores e Conservatória/RJ
De 18 a 28 de julho
Grandes nomes da música instrumental apresentam-se nas fazendas históricas da região e apresentações gratuitas acontecem nas cidades. Fazendas também recebem para visitação histórica e lanche colonial.
Programação nas fazendas: R$ 150,00 (inteira); R$ 75,00 (meia)
Ingressos: www.festivalvaledocafe.com.br
Mais Vassouras
Vassouras/RJ
De 18 a 28 de julho
Música, teatro, cinema e exposições ocupam o patrimônio histórico da cidade de Vassouras, em evento paralelo ao Festival Vale do Café.
Grátis
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Paulo Rodrigues