Ícone do site Qual Viagem

Instalação tecnológica e interativa entra em cartaz no MIS de São Paulo

Lúdica e interativa, a instalação im.fusion chega ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo, mostra que propõe uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro em diferentes ambientes e contextos. A experiência estará aberta ao público no próximo dia 09 de maio. As visitas seguem protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia e podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 11h às 16h30. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente.

Foto por ©Renato Mangolin

Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura e 10,4 metros de profundidade. Três cenários são explorados: a experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.

Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. “As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma metáfora da interação do homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

Sem contato

Foto por Divulgação

Desde o princípio, im.fusion previa a interação do público sem necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início. Com a pandemia, novas medidas foram adotadas como a cortina de tecido, com distanciamento seguro, tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem do ar.

Outro cuidado é o limite de oito pessoas por sessão, respeitando o distanciamento social. “Essas características foram essenciais para a escolha do projeto, produzido pela Dellarte e co-realizado pela BM Produções”, aponta Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.

Quarta etapa

A im.fusion estreou no Rio de Janeiro, em dezembro, e depois seguiu para Belo Horizonte e Niterói. “Tem sido um momento desafiador, mas procuramos seguir todas as medidas de segurança para que o público tenha a melhor experiência possível”, observa Byron Mendes, da BM Produções.

Serviço – im.fusion

De 09/05 a 20/06/2021; de terça a domingo, das 11h às 17h (última entrada às 16h30)

Museu da Imagem e do Som (MIS): Avenida Europa, 158, Jd. Europa – São Paulo/SP

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada); gratuito às terças e para crianças de até cinco anos; compra e reserva exclusivamente online

Mais informações em: mis-sp.org.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: ©Renato Mangolin

Comentários

Sair da versão mobile