Ilha pouco explorada é uma expressão que a gente adora por aqui! Quando falamos delas, já nos imaginamos naqueles cenários paradisíacos de filme hollywoodiano com um drink tropical na mão, um lugar confortável para relaxar e mais nada nem ninguém para atrapalhar. Na Malásia, existe um lugar assim, meio selvagem, meio inóspito, mas de uma beleza surpreendente. São as ilhas Perhentian.
Situadas na costa oeste do país asiático, as duas ilhas Perhentian Kecil e Perhentian Besar, formam um pedacinho de paraíso com belíssimas praias e incríveis pontos de mergulho. Na paisagem, um mar transparente e areias fofas e brancas. No fundo do mar, ricos corais praticamente virgens.
O clima, jovem e descontraído, é perfeito para viajantes que estão em busca de natureza exuberante e preços acessíveis. Tranquilas, as ilhas são como refúgio para quem prefere relax ao luxo. Mas nem por isso o turista não vai ter conforto e mimos. A ilha Perhentian Besar oferece resorts e serviços na medida.
Aliás, as duas ilhas são caracterizadas justamente por esses contrastes. Uma mais simples, jovem e descolada, enquanto a outra é mais voltada para famílias em busca de descanso. Mundos completamente distintos, mas que se completam e dão todo o charme ao destino.
Tendo o mergulho como principal atividade, as ilhas Perhentian contam com rica vida marinha sem precisar ir a altas profundidades. Apesar de ter a visão prejudicada durante a época de monções, a região garante bons mergulhos para observar espécies como as grandes tartarugas e tubarões inofensivos nos recifes.
Para terminar o dia, vale se aventurar na ilha Perhentian Kecil, onde estão os bares mais animados e os restaurantes que oferecem pratos com base de frutos do mar. Vale lembrar que, para se locomover entre as ilhas, há duas opções: pelas trilhas – que muitas vezes possuem alguns animais como grandes lagartos e aranhas gigantes – ou via taxi barco.
Onde ficar
Perhentian Tuna Bay Island Resort
Como chegar
O acesso não é tão simples e talvez por isso o destino ainda guarde esse clima de descoberta. Para chegar até lá é preciso voar até Kuala Lumpur e de lá até Kota Bharu. Nessa cidade, pegue um taxi até o porto de Kuala Besut, de onde partem os barcos para as ilhas Perhentian. Vai valer a pena!
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Tenerum