logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilhas Cayman: paraíso dos esportes aquáticos no Caribe | Qual Viagem Logo

Ilhas Cayman: paraíso dos esportes aquáticos no Caribe

31 de janeiro de 2018

As Ilhas Cayman são um território britânico ultramarino localizado no Caribe, a apenas uma hora de voo de Miami. O destino é formado por três ilhas: Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman, interligadas através dos serviços de voo da companhia aérea nacional, Cayman Airways. O destino oferece uma combinação de praias, vida cultural, esportes aquáticos e mais de 200 restaurantes para o lazer de casais, grupos de amigos e famílias.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Quem viaja para as Ilhas Cayman encontra em suas águas cristalinas muitas atividades para aproveitar o dia e a noite. Entre as principais praias em Grand Cayman estão Seven Mile Beach, Rum Point, Smith Cove e Spotts Public Beach. Mas há também outras praias menores para serem visitadas como a Starfish Point, que abriga uma grande quantidade de estrelas do mar.

Foto por Cayman Kayaks

Foto por Cayman Kayaks

É próximo de Starfish Point que se encontra a baía de bioluminescência, com microrganismos que brilham no escuro e tornam o mar cintilante durante a noite. Suas águas mornas são convite para nadar ou fazer um tour de caiaque noturno organizado por operadoras locais, como Cayman KayaksCayman Sea Elements ou George’s Watersports.

Foto por Patrick Gorham

Foto por Patrick Gorham

Para pessoas que buscam o contato com animas aquáticos em seu habitat natural, Stingray City é uma parada obrigatória em Grand Cayman. São apenas alguns minutos de barco até um banco de areia onde vivem cerca de 20 arraias-prego, animais característicos do local. A particularidade desse atrativo é o fato desses impressionantes seres navegarem livres pela região e aceitarem a interação humana, o que oferece aos visitantes lembranças para a vida toda, registradas em fotos e selfies incríveis.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

De modo geral, a excursão para Stingray City conta com várias paradas que permitem também a prática do mergulho sem necessidade de conhecimentos prévios e equipamentos, graças à baixa profundidade do local. Por ser uma dos atrativos mais famosos do destino, é fácil contratar a excursão em operadoras localizadas dentro dos principais hotéis ou no comércio local. Operadoras como Red Sail Sports ou Captain Marvin’s oferecem ainda a possibilidade de reservar antecipadamente através de seus websites. Para quem procura mais emoção, também há a possibilidade de fazer o passeio em jet skis.

Foto por Lawson Wood

Foto por Lawson Wood

O mergulho profissional recreativo é outra experiência incomparável que os visitantes devem conhecer no destino, são mais de 365 pontos de mergulho catalogados e mais de 30 operadoras especializadas disponíveis. Para quem não possui certificação de mergulho, existem excursões que permitem viver uma experiência muito semelhante sem necessidade de conhecimento prévio. Um exemplo é a atração Sea Trek Cayman, onde os visitantes mergulham com um capacete capaz de fornecer três vezes a quantidade de ar necessária para respirar. A aventura é supervisionada por um guia profissional treinado, que fornecerá previamente as instruções de segurança necessárias para a experiência.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Snorkelling é outro atrativo nas Ilhas Cayman que não necessita de conhecimentos prévios ou certificação de mergulho. Existem muitos pontos de snorkelling com paredões a cerca de 30 metros da praia, mas, para os visitantes que podem ir um pouco mais longe, o famoso naufrágio de Kittiwake oferece uma experiência visual incomparável.

Foto por Courtney Platt

Foto por Courtney Platt

Localizado a cerca de 700 metros da praia de Seven Mile Beach, esse navio de resgate americano naufragado em 2011 para a criação de recifes e ponto de mergulho oferece vistas incríveis para quem deseja ficar flutuando sobre ele com uma máscara de snorkel. É preciso reservar o passeio com uma das operadoras locais, como a Red Sail Sports.

Foto por Lawson Wood

Foto por Lawson Wood

É possível aproveitar as águas mornas e cristalinas das Ilhas Cayman durante o ano todo. Além dessas atividades, há ainda outras diversas opções, como stand up paddle e kitesurf. São diferentes formatos disponíveis, com atividade sob medida para cada visitante que deseje experimentar um dos destinos mais exóticos do Caribe.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Dicas

Para chegar a Grand Cayman, ilha com a maior oferta de atrações turísticas, existem muitas opções de voos diretos saindo de algumas das principais cidades dos Estados Unidos – como Miami, Nova York, Fort Lauderdale, Tampa, Atlanta, Chicago, Houston, Washington, e alguns destinos no Caribe, como Montego Bay, Kingston e Havana. Entre as grandes vantagens estão a curta distância e a diversa oferta de voos, o fato de que brasileiros não precisam de visto ou vacinas para entrar no país, e a ampla aceitação do dólar americano no comércio local, sem a necessidade de trocar a moeda para o dólar de Cayman.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Este é um destino caribenho para ser explorado além dos resorts – recomenda-se alugar um carro para desbravar cada canto da ilha no seu próprio ritmo. Apesar do trânsito local ser mão inglesa, o tráfego é suave e acostuma-se rápido ao volante – aliás, essa é outra experiência interessante de se vivenciar no país. É muito fácil entrar no clima tranquilo das Ilhas Cayman, um destino seguro com habitantes extremamente simpáticos, para circular sem preocupações e apreciar as belezas naturais, a boa gastronomia e a total privacidade favorecida pela ausência do comércio de ambulantes e grandes multidões.

Mais informações em: visitecayman.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Stephen Broadbelt

Comentários