As Ilhas Cayman são conhecidas por oferecer uma das melhores experiências de mergulho do mundo. Quando o assunto é gastronomia, suas águas também são fonte de alimento e experiências riquíssimas para o paladar, já que frutos do mar são uma das principais bases dos pratos típicos locais.
Com mais de 200 restaurantes, as Ilhas Cayman são conhecidas como “a capital gastronômica do Caribe”. O número de restaurantes faz o conjunto de três ilhas ser bastante generoso em sua diversidade gastronômica e cozinha internacional, mas não esconde a tradição enraizada na cultura local quando o assunto é frutos do mar. Não há dúvidas de que as ilhas têm muito orgulho da sua herança culinária ao oferecer experiências gastronômicas de nível internacional.
Afastado da área central da Grand Cayman, o The Brasserie é conhecido pela população local como “o prazer secreto da ilha”. Aberto para almoço e jantar, o The Brasserie inclui entre os pratos clássicos uma seleção exclusiva de peixes frescos. O restaurante tem barcos próprios para pesca e cultiva verduras e legumes dentro da propriedade. Muitos dos ingredientes utilizados são sazonais e o menu é atualizado diariamente, um bom motivo para voltar mais vezes.
Situado na costa histórica de Georgetown, o Cabana é conhecido pela cozinha caimanesa nativa. O restaurante prepara pratos com produtos comprados diretamente do mercado de peixes. As especialidades incluem camarão com molho picante e pratos preparados com rum e limão. O ceviche fresco da casa é outra iguaria que não se pode deixar de experimentar.
Como o nome sugere, a especialidade do Lobster Pot são as lagostas, servidas de diferentes maneiras: no prato, em sopas, saladas, purê de batatas, ou até mesmo em fatias para acompanhar um hambúrguer. Um dos pontos altos deste restaurante é sua vista deslumbrante da costa, além do fato de apresentar todos os pratos com uma estética própria, o que faz dele uma atração culinária. O Lobster Pot fica aberto para almoço e jantar e os pratos são preparados com ingredientes locais.
O Cracked Conch tem uma oferta gastronômica bastante variada de entradas, pratos principais e sobremesas. Um dos pratos clássicos são as lulas crocantes, acompanhadas de cenouras marinadas com cardamomo e molho caseiro. Para os fãs de sabores agridoces, o Cracked Conch serve um cocktail de lulas excelente, que inclui melancia e manga, acompanhado por uma emulsão de frutos do mar. Uma das sobremesas imperdíveis do lugar é o crème brûlée de baunilha.
Já o Grape Tree Café é o lugar para quem gosta de algo bem casual e despojado. Trata-se de um café pequeno, montado em uma casa pitoresca na praia, com diversas opções de lanches rápidos e saborosos. As sugestões são os peixes fritos, os croquetes e os pães da casa. O Grape Tree Café fica aberto do meio-dia até à noite.
Mais informações em: caymanislands.ky
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Cayman Islands Department of Tourism